TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso de Uso

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

1. Descrição do problema

Elaborar um projeto de software onde o mesmo monitore o sistema de teleatendimento de uma pizzaria.

O programa funcinara da seguinte maneira, recebe o numero de telefone detectado pelo aparelho de bina e esse número é fornecido como dado de entrada do sistema, onde ele verifica se o cliente já possui cadastro na pizzaria através desse número, se não possuir possibilitará o atendente a realizar um novo cadastro ou identificar o cliente através de um numero já cadastrado (caso onde ocorra de um cliente já cadastrado entrar em contato através de um numero de telefone distinto do cadastro), com o cliente identificado ou cadastrado o sistema apresenta os dados do mesmo juntamente com sua pizza de preferencia.

Ao realizar um pedido o sistema calcula o valor do pedido do cliente, identificará a forma de pagamento (Dinheiro ou Cheque) e a nescessidade de troco para pagamentos em dinheiro, o sistema tambem irá determinar aproximadamente o tempo de entrega com base na disponibilidade dos motoqueiros e a quantidade de pedidos pendentes, o sistema agrupa as entregas sempre que possivel, com finalidade de reduzir o tempo de entrega e diminuir o custo das mesmas.

O sistema tambem possibilitará o cadastro dos motoqueiros e atendentes além dos clientes e monitorar esses cadastros, devido a isso o sistema consegue verificar quais os motoqueiros disponiveis naquele exato momento e realizar o calculo aproximadamente de entrega.

O pagamento é computado no sistema pelo atendente (caixa) ao receber o dinheiro ou cheque do motoqueiro que finalizou o pedido, feito isso o motoqueiro passa a estar disponivel para novas entregas, o caixa libera o motoqueiro para entrega de novos pedidos quando houver.

Há a possibilidade de atualização do cardápio pelo setor de vendas através do sistema, onde consegue excluir, incluir e alterar os produtos a venda pela pizzaria e os seus devidos preços atualizando.

2. Requisitos Funcionais

RF1. Sistema deve permitir ao atendente manter o cadastro dos clientes conforme telefones, atendentes e motoqueiros.

RF2. O sistema deve emitir nota fiscal da venda.

RF3. Sistema deve permitir ao administrador manter um cardápio de todos os produtos atualizado.

RF4. O sistema deve permitir ao administrador definir os tipos de produtos vendido. Ex: sucos, refrigerantes, pizzas etc.

RF5. O sistema deve permitir que o atendente registre as vendas com o endereço do cliente.

RF6. O sistema deve emitir a forma de pagamento do cliente.

RF7. O sistema deve emitir o valor do troco necessário para o cliente quando a forma de pagamento for em dinheiro.

RF8. O sistema deve registrar e controlar a liberação do motoqueiro que realizou a entrega ao receber o pagamento, liberando-o para novas entregas.

RF9. O sistema deve controlar quais motoqueiros estão disponiveis para entrega e quais são as entregas agrupadas por região para cada motoqueiro

3. Requisitos Não-Funcionais

RNF1. O sistema deve prover mecanismos de controle de acesso, ou seja, autenticação e autorização.

RNF2. O sistema deve ser desenvolvido para plataforma Web.

RNF3. O sistema deve ser compatível com o ambiente computacional existente na pizzaria, ou seja, dois microcomputadores I3 4.0 GHz com 6 GB de memória, HD de 500GB com um monitor de resoluçãode 1280x800, ligados em rede e uma impressora jato de tinta HP 840C com boa definição.

RNF4. O tamanho da área de armazenamento de dados do sistema deve comportar mais de 10 anos de vendas.

Regras de Negócio

Informações do cadastro de clientes (RN01)

Descrição: As informações relacionadas a cliente são: nome, a data de nascimento, o endereço, e-mail, telefone residencial, dois telefone opcionais e celular, a data de cadastramento e um número único que o identifica.

Informações do cadastro de motoqueiros (RN02)

Descrição: As informações relacionadas aos motoqueiros são: nome, a data de nascimento, o endereço, e-mail, telefone residencial, dois telefone opcionais e celular, placa da moto, a data de cadastramento e um número único que o identifica .

Informações do cadastro de atendentes (RN03)

Descrição: As informações relacionadas do atendente são: nome, a data de nascimento, o endereço, e-mail, telefone residencial, dois telefone opcionais e celular, a data de cadastramento e um número único que o identifica.

Condição para venda de produtos (RN04)

Descrição: Somente clientes cadastrados na pizzaria poderão realizar compras.

Clientes fora da área de abrangência de entrega não poderá realizar pedidos pelo telefone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com