TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cienca da computacao

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo trata de uma forma ampla, os percalços que a implantação de produção enxuta pode apresentar ao longo de seu desenvolvimento, podendo, inclusive, não apresentar o resultado esperado.

O trabalho expõe vários fatores que contribuem com esses resultados insatisfatórios, como por exemplo, a resistência dos operadores, a falta de comprometimento dos funcionários e a pouca ou nenhuma atenção para as ferramentas que gerenciam ou antecipam as dificuldades existentes ao longo do processo. Mostra também que os métodos de IPE  raramente levam em consideração a gestão dos fatores sociais e humanos decorrentes do processo, apontados como prioritários para alcançar o sucesso na IPE.

O artigo também afirma que a literatura não apresenta uma definição amplamente aceita para a Produção Enxuta e  popularizaram o termo lean production como uma forma superior de fabricar produtos que utiliza menos recursos para produzir maior valor aos clientes. Fala ainda sobre o Sistema Sociotécnico. Diz que esta teoria surgiu no Instituto Tavistok em Londres nos anos 1950 ,

com estudos em minas de carvão, comparando o desempenho de diversas formas de organização do trabalho, desde situações artesanais até situações com alto grau de automação. Os melhores resultados foram obtidos nos sistemas que ao mesmo tempo usavam automação e mantinham tarefas relevantes cognitivamente para os operadores, permitindo o trabalho em equipe e, desde então, vem sendo aperfeiçoada. Ele diz que o STS é dividido em  quatro subsistemas. São eles:

Subsistema social, Subsistema técnico, Subsistema ambiente externo e Subsistema de projeto da organização do trabalho. A interação entre os quatro subsistemas gera resultados para a organização,

por meio de produtos ou serviços, e para o subsistema social, suprindo as necessidades psicológicas dos funcionários. Dentre as necessidades psicológicas estão o sentimento de fazer parte de um grupo, a motivação e a satisfação no trabalho.

No tema, Avaliação de riscos, ele afirma que o risco é o efeito da incerteza sobre o desempenho do projeto, representado, geralmente, pela possibilidade de ocorrência de um determinado evento ou situação de incerteza e seu potencial efeito negativo sobre os resultados do projeto. Nos fala que a gestão de riscos é um conjunto de princípios e práticas que permite identificar, analisar e responder os riscos no intuito de aumentar as chances de sucesso ou impedir o fracasso de um projeto.

Outro tema citado, não menos importante, é o Método de pesquisa. Nesse ponto, ele nos diz que o método de pesquisa foi dividido em quatro etapas, sendo elas:

 

1- Definir o conceito de um sistema de Produção Enxuta;

2- Descrever as características de contexto através dos Sistemas Sócio-técnicos;

3- Definir as etapas necessárias e os métodos existentes para a avaliação de riscos;

4- Desenvolver a sistemática de avaliação de riscos na IPE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com