TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência da informação

Seminário: Ciência da informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Com o desenvolvimento humano ao longo do tempo sentiu-se a necessidade de armazenar e utilizar dados em grandes escalas com bastante precisão e agilidade. É nesse contexto que surge a informática, o conjunto das Ciências da Informação, que concerne o manuseio da informação por meio de máquinas (computadores).

As Ciências da Informação concebem a teoria da informação, a ciência da computação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelação dos problemas. O termo informática advém da junção de “informação” e “matemática”, assim possibilitando-nos unir as informações com a ciência lógica.

Nos Estados Unidos em 1930, Vannevar Bush desenvolveu um computador com válvulas de rádio, mas, só em 1946 John William Mauchly e John Presper Eckart Jr., engenheiros norte-americanos, criaram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC. Sua criação foi motivada para servir aos interesses dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado para cálculos para o desenvolvimento da bomba atômica. Entretanto, hoje o computador recebe outras funções e tem outros usos desde o trabalho até o entretenimento.

Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.

Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.

Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.

O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.

Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com