TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como complemento para gestão de riscos

Por:   •  25/2/2019  •  Dissertação  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

RISK IT como complemento para gestão de riscos

[pic 2]                             Atividade MAPA

Acadêmico (a):

VANESSA MACEDO SANTANA DE ALBUQUERQUE

R.A

  1821233-5

Curso:

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Disciplina: GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

        A estrutura RISK IT foi lançada em 8 de dezembro de 2009 com o objetivo de ajudar as empresas a aumentar as receitas resultantes de oportunidades, administrando os riscos com mais eficiência, ao invés de tentar  eliminá-los completamente.

Foi desenvolvida pela ISACA, uma associação sem fins lucrativos que possui oitenta e seis mil profissionais de TI. O RISK IT é fruto do trabalho conjunto de uma equipe de TI e especialistas em negócios, incluindo profissionais da América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.

De acordo com Urs Fisher, auditor certificado de sistemas de informação e um dos desenvolvedores do RISK IT:

        O RISK IT economiza tempo, custo e esforços, oferecendo um método claro para enfocar os riscos de negócios relacionados a TI. Oferece as diretrizes que ajudam os executivos e a administração a fazer as perguntas certas, tomar decisões mais acertadas frente aos riscos e orientar as empresas para que os riscos sejam administrados com mais eficiência.(2009,site isaka.org)

        Com a proposta de auxiliar todos os níveis da administração a equilibrar risco e valor o RISK IT, conforme o desenvolvedor Brian Barnier, “ajuda a administrar os riscos para a detenção de mais benefícios e detectarmos mais cedo os sinais de cautela.” O RISK IT complementa o COBIT: enquanto este se preocupa com o escopo das práticas, no entanto, não fornecem ferramentas úteis e tangíveis que permitam às empresas traduzir essas recomendações em atividades específicas, o RISK IT orienta na decisão de como realizar esses processos.

                Outra característica importante deste framework é que ele é passível de adaptação.  Correira (2015), diz que cada organização pode utilizá-lo de acordo com sua realidade, podendo aplica-lo parcialmente.¹

_______________________________

1 Trecho retirado de, Jocildo Figueiredo Correia Neto, Jaci Correia Leite.  Decisões de Investimentos em Tecnologia da Informação – Vencendo os desafios da avaliação de projetos em TI. Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, 1. Ed., 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com