TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender os testes de sistemas orientados a objetos

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

O teste de software é uma das atividades mais custosas do processo de desenvolvimento de software, pois pode envolver uma quantidade significativa dos recursos de um projeto. O rigor e o custo associado a esta atividade dependem principalmente da criticalidade da aplicação a ser desenvolvida. Diferentes categorias de aplicações requerem uma preocupação diferenciada com as atividades de teste.

Nos processos Orientados a Objetos (OO), iterativos e incrementais nos dá a oportunidade de melhorar nossos processos de teste convencionais. Técnicas e abordagens são normalmente semelhantes, porém novos desafios são apresentados (Ex. herança e polimorfismo).

Adotando formas mais próximas dos mecanismos humanos para gerenciar a complexidade de um software, tal como a abstração, classificando elementos (objetos) em grupos (classes), através de uma estrutura hierárquica. Um ponto bastante importante para a viabilização da aplicação de teste de software é a utilização de uma infraestrutura adequada. Realizar testes não consiste simplesmente na geração e execução de casos de teste, mas envolvem também questões de planejamento, gerenciamento e análise de resultados. Apoio ferramental para qualquer atividade do processo de teste é importante como mecanismo para redução de esforço associado à tarefa em questão, seja ela planejamento, projeto ou execução dos testes. Consiste em realizar sequências de envios de mensagens, que devem ser escolhidas de maneira a explorar o maior número possível de estados que um objeto possa assumir e as transições entre eles.

Embora a OO apresente várias vantagens em relação aos paradigmas procedimentais antigos, a realização de testes é um dos maiores problemas encontrados neste tipo de código desenvolvido, pois, ao mesmo tempo em que algumas características próprias das linguagens OO tentam reduzir alguns tipos de erros, podem favorecer a adição de novos erros. Nos proporciona algumas facilidades, como por exemplo: redução no tamanho dos métodos através da utilização de heranças; algoritmos menos complexos, ou seja, algoritmos com poucas linhas de código, o que aumenta a legibilidade e o entendimento do mesmo; facilidade na localização e correção de defeitos; encapsulamento, que previne muitos problemas causados pelo escopo de dados sem controle.

Uma diferença importante do teste de programas procedimentais em relação aos modelos OO encontra-se no fato que as aplicações não são executadas sequencialmente.

O mecanismo de Reflexão Computacional possibilita que interceptações de métodos sejam estabelecidas e supridas de forma dinâmica, sem afetar o funcionamento próprio das classes interceptadas, eliminando, assim, a possibilidade de deixar erros nas aplicações durante o processo de teste. A implementação da estratégia de teste dinâmico de caminho, aplicando conceitos de teste baseado em estado, fornece ao testador uma visão do estado da classe sob teste, antes e após a execução dos métodos requeridos para monitoração, bem como uma visão textual de todo o caminho executado pela aplicação, mostrando todos os métodos executados e os respectivos estados, de maneira ordenada. Além disso, é importante ressaltar que diferentes tipos de aplicações possuem diferentes técnicas de teste a serem aplicadas, ou seja, testar uma aplicação web envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com