TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computadores pessoais e equipamentos de bolso

Projeto de pesquisa: Computadores pessoais e equipamentos de bolso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.767 Palavras (20 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIABC

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

SANTO ANDRÉ,

MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

Atividade Supervisionada - ATPS do curso de

Organização de Computadores da Anhanguera Educacional

UNIABC sobre Arquitetura de Computadores e

Modelos de equipamentos de Ultrabooks e Tablets.

Profº Adilson C. F. Masieiro

SANTO ANDRÉ

24 DE MARÇO DE 2014

Sumário

Introdução a Arquitetura de Computadores 3

Computadores Pessoais e Equipamentos portáteis 9

Arquiteturas RISC e CISC 19

Opções disponíveis no Mercado de Ultrabooks 22

Opções disponíveis no Mercado de Tablets. 32

Referência: 37

Introdução a Arquitetura de Computadores

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.

Componentes básicos de um computador

A imagem apresenta um esquema de um computador, destacando os elementos que o compõem. Apesar da grande evolução ocorrida na área de informática desde o aparecimento dos primeiros computador, o esquema apresentado na figura pode ser utilizado tanto para descrever um sistema computacional atual como os computadores da década de 40, projetados por engenheiros como John Von Neuman.

Os principais elementos do computador

Processador

Responsável por tratar as informações armazenadas na memória, é um circuito integrado (ou chip),que é considerado o "cérebro" do computador, os microprocessadores chamado de UCP (Unidade Central de Processamento), ou em inglês, CPU (Central Processing Unit).Antes da existência dos microprocessadores, as CPUs dos computadores eram formadas por um grande número de chips, distribuídos ao longo de uma ou diversas placas. Um microprocessador nada mais é que uma CPU inteira, dentro de um único CHIP.

Memória

Constitui de um conjunto de circuitos capazes de armazenar os dados e os programas a serem executados pela máquina, responsável pelo armazenamento de dados e dos programas.

A memória principal, ou memória de trabalho, onde normalmente devem estar

armazenados os programas e dados a serem manipulados pelo processador.

A memória secundária que permitem armazenar uma maior quantidade de dados

e instruções por um período de tempo mais longo.

A memória cache, que se constitui de uma pequena porção de memória com

curto tempo de resposta, normalmente integrada aos processadores e que permite

incrementar o desempenho durante a execução de um programa.

Unidade Lógica e Aritmética

O primeiro componente essencial num computador (ou sistema computacional) é a Unidade Lógica e Aritmética (ALU), a qual, como o próprio nome indica, assume todas as tarefas relacionadas às operações lógicas (ou, e, negação, etc.) e aritméticas (adições, subtrações, etc..) a serem realizadas no contexto de uma tarefa.

Um parâmetro importante é o tamanho da palavra processada pela unidade lógica e aritmética, a velocidade de cálculo obviamente é outro fator de peso para o desempenho do computador, uma vez que ela será determinante para o tempo de resposta de um sistema computacional com respeito à execução de uma dada aplicação. A velocidade de cálculo está diretamente relacionada com a frequência do relógio que pilota o circuito da CPU como um todo.

A sociedade Intel fundada em 1968, iniciou a fabricação de memórias para computadores, até que um fabricante de computadores lançou o desafio de construir uma unidade central de processamento (CPU), num único circuito para uma calculadora eletrônica. Assim, foram desenvolvida a CPU 4004 de 4 bits, e logo depois o 8008. Estes foram as primeiras CPUs integradas num único chip. A fabricação foi em pequena escala, pois a empresa não pensou que estas pudessem interessar a outros fabricantes. Esses chips eram caríssimos. Custavam, na época do seu lançamento, mais de 1000 dólares.

A INTEL produziu ainda, no final dos anos 70, outro microprocessador para substituir o 8080. Chamava-se 8085. Todos esses microprocessadores (8080, 8085, Z-80, 6502, 6800 e outros) operavam com 8 bits. A Figura 5 mostra um dos primeiros microcomputadores brasileiros, o SCHUMEC M-101/85, lançado em 1981. Tinha um microprocessador INTEL 8085 de 6 MHz, 16 KB de memória e um gravador de fita K-7 para armazenamento de programas e dados. Seu monitor de vídeo era na verdade uma TV PHILIPS adaptada, já que nesta época o Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com