TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computadores Pessoais

Artigos Científicos: Computadores Pessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

1.2-COMPUTADORES PESSOAIS

Um computador pessoal ou “PC”(do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo,que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão “computador pessoal” ou “PC” é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops PDAs ou Tablets PCs executando vários

Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. No entanto o termo “PC” tem sido utilizado apenas para computadores pessoais derivados do modelo IBM, o ”IBM PC”, devido à larga campanha publicitária em 1981. A atual convergência entre “PCs” e Palmtops, celulares e dispositivos móveis, que possuem funções similares, sistemas operacionais e componentes, leva a uma discussão sobre a extensão do termo “computador pessoal” à esses dispositivos.

PRIMEIROS COMPUTADORES PESSOAIS

Os mainframes reinavam absolutos até o final dos anos 70, eram computadores enormes, que ficavam em salas refrigeradas e operadas por poucos. Somente grandes empresas e bancos investiam milhões de dólares, para ter processos internos e fluxo de informações mais eficientes.enquanto isso a maioria dos escritórios sobreviviam à base de máquina de escrever, arquivos de metal e papel carbono.

Em 1971 foi lançado o primeiro computador pessoal o “KenbaK 1 “, tinha 256 bytes de memória e custava por volta de 880 dólares e foi projetado para uso educativo.

Em 1975 surge “Altair 8800”, vendido originalmente como um kit de montar e se comunicava com o usuário por luzes que piscavam e custava 400 dólares, os projetistas pretendiam vender algumas centenas de unidades, mas venderam 10 vezes mais.entre os usuários estava Bill Gates e Paul Allen, que pouco tempo depois criaram a Microsoft.

Nos anos seguintes vários PCs apareceram no mercado como o Radio Shack TRS 80(comercializado no Brasil com os nomes CP-300 e CP-500), Comodore 64, Atari 400 e outros com sucesso moderado.

Em 1976 Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciaram uma nova empresa a Apple, pois a HP, empresa onde Wozniak trabalhava recusou seu projeto.Os computadores eram montados na garagem de Jobs e foram vendidos, os 200 primeiros, por 500 dólares cada para loja da vizinhança.

Alguns meses depois,em 1977, foi lançado o primeiro micro computador como conhecemos hoje, o Apple II, parte da linguagem da programação era uma variação do Basic, feita pela Microsoft.No primeiro ano de comercialização as vendas chegaram a 2,5 milhões de dólares e a empresa construiu sua sede principal “Infinite Loop” em Cupertino, Califórnia.

Então os micros já podiam substituir as maquinas de escrever, calculadoras e arquivos de metal usados para guardar milhares de documentos.Os Pcs domésticos deixaram de ser um hobby para se tornarem ferramentas indispensáveis para muitas pessoas.

No começo dos anos 80, os executivos mais conservadores tinham medo de adquirir produtos de empresas dirigidas por um rapaz de 26 anos que a menos de 5 trabalhava na garagem dos pais.

Em 1980, a IBM decidiu que precisava entrar no mercado da microinformática e o uso dos micros só deslanchou quando ela entrou.A empresa precisava desenvolver um novo produto, mas como dominava( e domina até hoje) o mercado de computadores de grande porte e de máquinas de escrever, não estava acostumada com a agilidade do novo mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com