TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Por:   •  6/10/2015  •  Dissertação  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

4.2- Linux

Figura 3 - Logo Linux

Fonte: Linux homepage, 2013

Linux é ao mesmo tempo um kernel(ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora desenvolvedor reconhecido mundialmente.

Figura 4 - Linus Torvalds

Fonte: Linux Homepage, 2012

O Linux adota a GPL (General Public License), uma licença de software livre, o que significa que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, o OpenOffice.org e outros, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.

4.2.1- O Sistema Operacional Linux

Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ele apenas disponibilizava o kernel(Núcleo) de sua autoria juntamente com alguns utilitários básicos. O próprio usuário devia encontrar os outros programas, compila-los e configurá-los e, talvez por isso, o Linux tenha começado a ter a fama de sistema operacional apenas para técnicos.

As distribuições de GNU/Linux começaram a ter maior popularidade a partir da segunda metade da década de 1990, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac SO, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Linux na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de servidores, principalmente para a Web e servidores de banco de dados, inclusive no ambiente corporativo onde também começou a ser adotado em desktops especializados.

Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma “distribuição de Linux”) é uma coleção de softwares(livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo.

No Brasil temos apoio de grandes profissionais especializados em Linux como o Prof. Carlos Eduardo Morimoto. Prof. Morimoto não faz mais parte da área de TI desde Outubro de 2013, mas deixou como legado seus guias práticos em Linux e seu site (Hardware.com.br) que ainda contam com o suporte de sua equipe.

4.2.2- Vantagens

 É um software livre e por isso pode ser adquirido sem custo.

 Possui código aberto, por isso o usuário pode fazer quaisquer alterações que desejar, então se tem muitas distribuições de Linux e grande suporte.

 Não há dificuldade em utilização/instalação de dispositivos de hardware.

 É um sistema seguro, com poucos riscos de contaminação por vírus ou falhas de segurança.

 Pode-se utilizar mais de um usuário simultaneamente, mantendo de forma integral sua funcionalidade multitarefa.

 É um sistema operacional estável, dificilmente trava.

4.2.3- Desvantagens

 A interface gráfica é menos intuitiva para um usuário comum.

 Muitos softwares sofrem incompatibilidade se comparado ao Windows.

4.3- Windows

Figura 5 - Logo Windows

Fonte: Google imagens, 2012

Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Subsequente renomeado de Microsoft Windows) em setembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com