TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Comunica Som

Por:   •  3/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto ComunicaSom

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem a finalidade de apresentar o ComunicaSom, projeto desenvolvido por alunos do 4º ano de Psicologia da FAAT – Faculdades Atibaia visando atenuar a escassez dos processos de comunicação e falta de integração entre os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Atibaia –SP.

O CAPS foi criado para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, lá são oferecidos serviços de saúde mental abertos e comunitários que oferecem atendimento diário individualizado e acompanhamento clínico visando à reinserção de pessoas portadoras de transtornos mentais, promovendo o tratamento e a reabilitação psíquica e a inclusão familiar. Diversos são os serviços que o CAPS oferece, como psicoterapia individual ou de grupo, orientação e acompanhamento do uso de medicação, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias além de atendimento domiciliar e aos familiares. As oficinas podem ser variadas, dependendo da necessidade dos pacientes, desde esporte ao artesanato.

A proposta do projeto ComunicaSom é a de desenvolver uma ação terapêutica envolvendo a arte, mais especificamente, a música, juntamente a pacientes neuróticos e psicóticos (adultos) graves do CAPS a fim de facilitar o processo de comunicação e  integração entre eles, pois segundo Gainza (1988, apud Galdino et al. 2006) “a música é coadjuvante do desenvolvimento integral do ser humano e, no caso de indivíduos que apresentam problemas físicos, mentais e/ou de integração social, a dimensão educativa se amplia e dá lugar a função terapêutica”, por isso, à partir da oficina terapêutica de música busca-se desenvolver e promover a comunicação e a integração entre os pacientes.

  1. JUSTIFICATIVA

O interesse em desenvolver o projeto no CAPS deu-se a partir da preocupação com os problemas de comunicação apresentados pelos pacientes de saúde mental. A partir da música, o objetivo será contribuir na relação do usuário com o meio, promovendo bem-estar e possibilitando que os pacientes possam entrar em contato com emoções e sentimentos internalizados, pois

A arte ou a atividade de base artística é tida pelos profissionais dos CAPS como um recurso na comunicação com o paciente, confirmando que o fazer artístico proporciona, de forma rápida e eficaz, pontes para a intersubjetividade, para um contato rico, íntimo e profundo, pois ela ajuda à expressão daquilo que mal se vislumbra, que é nebuloso, ou que é complexo e implica uma apreensão simultânea de várias facetas e níveis de significado. Ela permite a expressão de conteúdos que não respeitam a ordenação lógica e temporal da linguagem. (Tavares, 2003, p.37)

O Projeto ComunicaSom traz consigo grande significado para os pacientes do  CAPS, uma vez que seu objetivo é alcançar a interação entre eles,  seja ela verbal ou não verbal, por isso atribui-se a intervenção em grupo, com ação terapêutica, trazendo a possibilidade social de expressão, visto que

A doença mental parece ser o congelamento da expressão. A loucura deixa o sujeito ancorado num silenciamento. Bloqueado o seu canal de expressão, o sujeito se sente desqualificado para falar e fazer-se compreender. Através da atividade de base artística, o indizível encontra um meio para sua manifestação. (Tavares, 2003, p.37)

Este trabalho se caracteriza pela busca da interação social, de modo a desenvolver ações que efetivem o objetivo terapêutico sobre eles, já que

O desenvolvimento de oficinas terapêuticas nos CAPS permite a possibilidade de projeção de conflitos internos/ externos por meio de atividades artísticas, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo do usuário, além do fortalecimento da autoestima e da autoconfiança, a miscigenação de saberes e a expressão da subjetividade.   (Miranda, 2011, p.341)

 O compromisso do projeto ComunicaSom é o de auxiliar na promoção da reabilitação psicossocial dos usuários, promovendo através da música a inserção social, acolhimento e escuta. Sendo assim, as atividades desenvolvidas terão como objetivo contribuir para um encontro com seu sofrimento psíquico, sendo este espaço propício para trocas e alivio de tensão através da comunicação (verbal ou não), sendo todo o processo realizado diante dos conhecimentos psicológicos e de um trabalho técnico, regrado pela ética profissional que norteia todo o trabalho desenvolvido na instituição.

  1.  PROPÓSITOS DA INTERVENÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O projeto ComunicaSom é uma oficina terapêutica que tem como principal objetivo facilitar a comunicação, tanto verbal quanto não verbal dos pacientes, favorecendo a integração do grupo por meio da música.  Esta oficina é um instrumento importante para, além da comunicação, favorecer trocas entre os sujeitos, proporcionando ressocialização e reintegração por meio de elementos culturais, onde os pacientes demonstrem sua singularidade através desses compartilhamentos, na medida em que propõe um agir e um pensar de forma coletiva, respeitando as capacidades e limitações de cada um.

 Segundo Anthony e Foulkes (1967) grupos com finalidades terapêuticas podem ser organizados em torno de praticamente todas as atividades e tendo a música como ocupação é possível oferecer ao grupo uma razão para se reunir e oferecer um contexto facilitador para as relações, sendo que o grupo estará agindo em beneficio do próprio funcionamento, o que acabará trazendo também ganhos pessoais e individuais.

Importante ressaltar que, assim como afirmam Silva e Alencar (2008) o que é criado numa oficina terapêutica não possui sentido em si e não visa nada alem de si mesmo, sendo o sentido encontrado num fazer singular, pois como informam Anthony e Foulkes (1967) a ocupação terapêutica pode ser de importância secundaria, pois o agente terapêutico se localiza, de fato, na participação ativa dentro do  ambiente coletivo, que é de onde os resultados das relações interpessoais vão surgir.

Assim, o objetivo do projeto ComunicaSom é o de facilitar as relações, as comunicações e a integração, mas para além disso, o seu propósito é o de desencadear algo para além dele mesmo, devido ao caráter singular inerente ao grupo, possibilitando a criar dentro da criação, partindo de um movimento coletivo.

  1. METODOLOGIA

Como o projeto é voltado para pacientes neuróticos e psicóticos graves do CAPS os instrumentos musicais serão arrecadados pela instituição através de doações realizadas pela comunidade.

Os encontros ocorrerão uma vez por semana e terão duração de 2 horas cada, sendo os grupos compostos por no máximo 10 pessoas, a fim de poder trabalhar de maneira adequada. O grupo será heterogêneo, visto que trabalhará com pacientes neuróticos e psicóticos graves, sendo que todos serão tratados do mesmo modo, sem distinção, com respeito e dignidade, considerando que cada participante é uma fonte rica de experiência, tanto para si próprio quanto para os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com