TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Computacional Propõe Objetos Virtuais Sejam Sobrepostos a um Ambiente Virtual

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O acelerado crescimento da universidade e do seu espaço físico, principalmente no seu campus sede, possibilitou a oferta de educação inclusiva e de qualidade para cada vez mais alunos. Porém mesmo com tantas mudanças a sinalização do campus continua parcialmente inexistente e quando existente de forma precária. O plano de revitalização da sinalização e mapeamento em plataforma digital do campus Professor José Rodrigues visa tornar mais fácil a locomoção no espaço físico da universidade e otimizar a interação do usuário com o campus.

A produção de plataformas interativas online tem sido um novo campo da distribuição de tecnologia explorados pela maioria de empresas que trabalham com mercado tecnológico. Produzir tal produto exige um estudo de vários componentes que devem ser unidos e harmonizados para obter-se o máximo de desempenho do projeto final. Deve-se enfatizar que como qualquer produto lançado para o mercado seu desenvolvimento nunca para, sendo sempre feita atualizações e implementações de novas ferramentas e etc. Dentro do contexto de Engenharia de software estuda-se o desenvolvimento de tais produtos e aplicações para um mercado que exige cada vez mais habilidades empreendedoras.

Um campus de uma instituição federal possui uma gama crescente de serviços ofertados para a comunidade acadêmica e até mesmo para a sociedade em geral. O bom direcionamento e divisão desses serviços é crucial para tornar todo trabalho mais organizado e produtivo. Utilizando deste esforço inicial justifica o desenvolvimento da plataforma online que sincroniza um movimento de reforço na produção de ferramentas que integram o virtual com o real, conectando pessoas em prol da facilitação de suas relações. Com o intuito de analisar as informações obtidas a partir de pesquisas baseadas no estudo para o lançamento e na utilização da aplicação posteriormente, propõe-se uma análise dissertativa em torno da construção do produto e na observação das implicações envoltas nestes processos.

Justificativa

        A demanda de mapeamento físico do campus existe a partir da abertura dos horizontes universitários, pois a expansão da atividade acadêmica exige livre e constante circulação de docentes, discente, servidores, palestrantes, pesquisadores, visitantes, e todos aqueles que utilizam das instalações físicas da instituição. “A sinalização de um ambiente deve orientar o usuário a encontrar o seu caminho em um entorno desconhecido” (CHICCA JUNIOR, N.A.), a partir desta premissa e considerando o estado precário das sinalizações existentes desenvolve-se o senso da necessidade da estruturação do mapeamento do espaço físico e sinalização da universidade.

Objetivo

        O uso da realidade aumentada, conceito computacional que propõe que objetos virtuais sejam sobrepostos a um ambiente virtual gerado por um computador ou meio tecnológico deve ser amplamente explorado. Empresas como o Google já utilizam deste recurso em alguns de seus produtos como o Maps que faz o mapeamento de áreas internas de shoppings e centros universitários norte-americanos. O Waze outra plataforma que utiliza a realidade aumentada que somada a interação do usuário criam mapas com informações úteis e concisas. Logo o conjunto de desenvolvimento do plano de mapeamento e sinalização física do campus e o desenvolvimento da plataforma virtual e interativa de mapeamento, visam tornar o acesso e circulação mais objetivo e orientado, abrindo uma janela de oportunidades para todos os usuários da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com