TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Iniciais Sobre Dispositivos Móveis

Por:   •  25/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 11

Conceitos Iniciais Sobre Dispositivos Móveis

1.Introdução

Com o avanço tecnológico, o uso dos dispositivos móveis tem se tornado cada vez maior no nosso cotidiano, facilitando e garantindo a praticidade do usuário que busca uma ferramenta útil com uma interface que possa lhe dar segurança dos seus serviços. E com isso o uso do dispositivo móvel se faz necessário na vida das pessoas que convivem e gostam de levar seus dispositivos para qualquer lugar, pois o que antes era possível apenas pelos computadores de mesa agora pode ser feito a qualquer hora do dia, direto da palma da mão. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade (Ahonen, 2003; Syvänen, 2003).

As tecnologias de computação móvel encontram-se atualmente em franca evolução e parecem destinadas a transformar-se no novo paradigma dominante da computação (Myers et al., 2003). Os sistemas para dispositivos móveis são executados em ambientes dinâmicos e heterogêneos com freqüentes e rápidas flutuações na qualidade de serviço das redes e variabilidade de fontes de acesso e disponibilidade. Enquanto os sistemas embarcados são dispositivos computacionais de propósito especifico, geralmente integrados a um sistema externo para desempenhar uma função específica (SIQUEIRA et al., 2006).

O trabalho encontra-se organizado da seguinte maneira: o tópico 2 apresenta materias e métodos usados, o tópico 3 explana os conceitos Sistemas Operacionais móveis e embarcados, o tópico 4 mostra configurações de hardware de dispositivos moveis, em seguida o tópico 5 expões os tipos de sistemas operacionais moveis , e o topico 6 apresenta serviços disponibilizados para dispositivos moveis e por ultimo vem o tópico 7 com as Considerações Finais e em seguida as referencias.  

2.Material e Metodos

Nosso método de pesquisa foi em encontrar fatores que possam conceituar dispositivos moveis que envolvam sistemas operacionais moveis (e seus tipos)e embarcados e os serviços disponilizados. Porque o usuário, não busca apenas o design do dispositivo. E sim também o que estar por traz de tudo isso, com isso, buscou-se entender a necessidade do usuário, que não quer apenas um dispositivo bonito, mas sim, aquele que atenda suas necessidades que tenha uma boa interface para que seja utilizado em seus dispositivos moveis.O presente trabalho foi realizado no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do período de outubro de 2016, e esteve pautado nas seguintes etapas metodológicas:

Pesquisa bibliográfica e estudo dos trabalhos levantados: nesta etapa, foram realizados estudos a trabalhos relacionados ao tema deste artigo, trabalhos o qual já foram publicados

3. Sistems Operacionais Móveis e Embarcados

Com a criação de novas tecnologias foi visto o surgimento e aperfeiçoamento de novos dispositivos móveis como Smartphones, tabletes e netbooks e consequentemente a necessidade de sistemas operacionais móvel que sejam capazes de gerir os recursos dos sistemas (Filho, Evandro Luis da Rosa Fensterseifer).

O grande avanço de celulares se tornando smartphones chamaram atenção de grandes empresas como Google, Apple e Microsoft que investiram em sistemas operacionais próprios ajudando evoluir e sistemas embarcados, a área visto a necessidade de uma reformulação na arquitetura de hardware e software.

Atualmente os sistemas operacionais móveis estão sendo bastante estudado para acompanhar a evolução dos aparelhos e resolver problemas importantes como por exemplo uso de recurso de energia. Android da Google e IOS da Apple são os sistemas operacionais móveis mais utilizados atualmente em aparelhos o qual tabem possuem sistemas embarcados.

3.1 Sistems Operacionais Móveis

 Com o crescimento da telefonia móvel, banda larga e redes sem fio, a mobilidade e a computação em múltiplas plataformas e aparelhos tornam-se cada vez mais factíveis (Kalakota & Robinson, 2002; Weiser, 1991, 1993; Watson, Pitt, Berthon, & Zinkhan, 2002). Os sistemas operacionais móveis foram criados para gerenciar recursos do sistema, especificamente, de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, entre outros. Estes sistemas possuem características similares aos sistemas operacionais do computador pessoal, no entanto eles agrupam particularidades que são uteis aos dispositivos móveis como, tela sensível ao toque, celular, wi-fi, navegação móvel, câmera fotográfica, reconhecimento de voz.  

O primeiro sistema operacional para dispositivos móveis foi criado e lançado pela Aplle Inc. no ano de 2007. O dispositivo combinava características de um computador, com celular, foi o primeiro dispositivo móvel a contar com um sistema operacional. Logo depois do lançamento do primeiro smartphone com sistema operacional, essa tecnologia se tornou acessível e atualmente ocupam boa parte dos celulares e tablets disponíveis no mercado.

Dentre os sistemas operacionais moveis mais conhecidos podemos destacar o android, IOS, Symbiam OS. Os sistemas operacionais móveis revolucionaram a forma de utilização dos celulares, que já não se restringem somente a fazer ligações, passaram a ser uma ferramenta utilizada para negócios, entretenimento, além da comunicação seja ela através da internet ou por meio de mensagens de texto ou ligações telefônicas .

3.2 Sistemas Embarcados

Sistemas embarcados estão relacionados ao uso de hardware (eletrônica) e software (instruções) incorporados em um dispositivo com um objetivo pré-definido. Os sistemas embarcados estão em quase todos os produtos eletrônicos que se possa imaginar como a tv digital por exemplo. Com o advento da convergência digital, o avanço das tecnologias de comunicação sem fio, o maior número de dispositivos embarcados e móveis e a implantação do novo sistema de televisão digital interativa, surgem oportunidades para integrar essas tecnologias de forma a prover novos serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão (V. J. Silva, 2015).

Atualmente, quase todo produto que necessita de algum tipo de controle possui um sistema embarcado. Sistemas embarcados são dispositivos computacionais de propósito especifico, geralmente integrados a um sistema externo para desempenhar uma função específica (SIQUEIRA et al., 2006).

Segundo Kamal (2008), sistema embarcado é um sistema que tem incorporado softwareehardwared e computador,que faz parte de um sistema dedicado a um aplicativo ou parte específica de um sistema ou aplicação maior. Outra definição para sistemas embarcados é apresentada por Wilmshurst (2007), como sendo um sistema cuja principal função não é computacional, mas é controlado por um computador incorporado em seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (335.4 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com