TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base de dados do banco de dados

Projeto de pesquisa: Base de dados do banco de dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.492 Palavras (38 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 38

1.1

Fundamentos de Banco de Dados

Banco de dados é uma coleção de informações que se relaciona criando um sentido, podemos exemplificar situações como uma lista telefônica, um catálogo de cd’s ou um sistema de controle de RH de uma empresa.

SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. Um sistema de gerência de banco de dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite que usuários criem e mantenham bancos de dados.

EVOLUÇÃO SGBD, surgiram na década de sessenta e setenta na empresa IBM através de pesquisas para automação industriais. O primeiro SGBD foi destinado a facilitar atualização de dados de grandes sistemas complexos , esses sistemas foram trabalhos apenas em lotes . Apesar de escrever programas de aplicações utilizando linguagens de alto nível como o Cobol, o programador tinha que conhecer detalhadamente o projeto físico o que exigia uma programação complexa e como os programas estavam relacionados ao nível físico tinha a preocupação de maximizar o desempenho: tempo de resposta e as transações por segundo. Na década de oitenta, nessa época os microcomputadores já estavam espalhados praticamente em todas as empresas. O surgimento SGBD relacional facilitou muito a programação com bases de dados e garantiu que os programas ficassem independentes dos aspectos físicos do banco de dados. Em 1986 a linguagem SQL teve grande impacto e foi uma verdadeira explosão de SGBD relacionais. Na década de noventa, nesta época iniciaram-se os Bancos de Dados distribuídos, como se fosse único, facilitando a interligação das aplicações e a facilidade com as redes de comunicação entre computadores. Esse Banco de Dados possibilita. Os SGBD’s tornaram-se ferramentas indispensáveis na atual gestão de negócios, pois armazenam a imensa quantidade de informações relativas à organização e ainda oferecem rapidez e segurança de operações. Devido à importância que os SGBD’s assumiram, a função de administrá-los tornou-se, também bastante crítica. O Administrador do Banco de Dados precisa ter disponibilidade de tempo para efetuar suas intervenções no BD, mas ao mesmo tempo devem ser rápidas e precisas para que o banco de dados esteja sempre disponível e atenda às requisições dos usuários de forma satisfatória. Um dos problemas que frequentemente acontece é a degradação do espaço físico em grandes ambientes, devido ao grande volume de informações inseridas, excluídas e atualizadas diariamente.

Características Gerais de um SGBD

• Controle de Redundâncias

• Compartilhamento dos Dados

• Controle de Acesso

• Interfaceamento

• Esquematização

• Controle de Integridade

• Backups

1.2

1° MYSQL

Historia: O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, que têm trabalhado juntos desde a década de 1980. Atualmente o seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele.

Licenças: Existem duas licenças a OPEN SOURCE/FREE SOFTWARE e VERSÃO COMERCIAL ou seja, paga.

Limitação de uso de memória: 32MB.

Limitação uso de Núcleos: Suporta vários Núcleos

Limitação Armazenamento: Em muitos sistemas a limitação e de 4 Gigabyte.

Plataforma: Funciona em plataformas Windows, Linux e Mac OS.

Informações Gerais: O servidor MYSQL e um robusto banco de dados SQL muito rápido, multi-tarefa e multi-usuário.O servidor pode ser usado em sistemas de produção com alta carga e missão critica bem como pode ser embutido em programa de uso em massa.

O MYSQL e uma marca registrada da MYSQL AB.

2° FireBird

Historia: O Firebird é descendente “direto” (filho) do Interbase 6.0 da Borland. A Borland decidiu abrir o código-fonte em 25 de julho de 2000 sob a licença IPL, Interbase Public License. O lançamento do Interbase 6.0 como fonte aberto, foi muito bem recebido pela comunidade, pois o Interbase era reconhecido mundialmente como sendo um banco de dados eficiente e que possuía uma simplicidade na instalação e manutenção do banco de dados.

Licenças: Totalmente Gratuito, tanto para uso comercial quanto para domestico.

Limitação de uso de memória: 64mb.

Limitação uso de Núcleos: Vários Núcleos.

Limitação Armazenamento: Suporta bases de dados com Dezenas\Centanas Gigabytes.

Plataforma: Ele e Multi-Plataforma

Informações Gerais: Firebird (algumas vezes chamado de FirebirdSQL) é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.

3° Oracle

Historia: A Oracle foi fundada no ano de 1997, no início foi chamada de Software Devolopment Labs, era uma empresa de consultoria. Há quase 30 anos, a Oracle lança produtos cada vez mais aperfeiçoados assim ela se mantém líder no mercado.

A Oracle teve pessoas muito importantes que contribuíram para o seu crescimento essas pessoas são, Bob Miner ( presidente), Ed Oates e Bruce Scott ( engenheiros de software) e Larry Ellison que foi um dos grandes nomes da Oracle.

O primeiro lançamento do banco de dados relacional foi no ano de 1997, a Oracle contribui para o desenvolvimento da tecnologia, ela foi a primeira empresa a ter soluções em T.I no mercado corporativo 100% pelo internet.

Licenças: Existem duas licenças a licença perpétua e a licença finita

Limitação de uso de memória: O padrão de uso de memória pelo sistema é de 2 GB mais tem um recurso chamado 4GB RAM (Tuning) que permite acessar 3 GB de memória.

Limitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com