TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrato de Licença de Uso

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Iremos fazer uma análise do Contrato de Licença de Uso e Contrato de Prestação de Serviços.

Podemos dizer que o contrato de licença de uso é aquele pelo qual o proprietário, ou seja, o desenvolvedor ou Licenciante, àquele que detém os direitos autorais do software, concede a outrem o direito de usar por tempo indeterminado e de forma não exclusiva para uso em seus servidores.

O licenciado, aquele que adquire a licença de uso do software, possui somente o direito de uso e não de propriedade, não podendo este transferir a outrem, comercializar, doar a outrem, arrendar, alienar, sublicenciar e tampouco dar o objeto em garantia.

Nesta modalidade de contrato, o licenciado deverá escolher o Método de Aquisição: que permite utilizar o Software em um Computador licenciado sem limitação quanto ao número de usuários com acesso ao mesmo; opção baseada em “Usuário Nominal”, que permite acesso ao Software para até o número máximo indicado de usuários identificados individualmente, independentemente desse usuário estar ativamente conectado a todo ou a qualquer parte do Software em um determinado momento; ou a opção baseada em “Usuário Concorrente”, que permite acesso ao Software até o número máximo indicado de usuários concorrentes individuais que se encontram simultaneamente conectados a todo ou a qualquer parte do Software em qualquer determinado momento.

Um ponto muito polêmico neste tipo de contrato, é que as licenciantes colocam como restrições o uso às empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico das empresas licenciantes, como coligadas, consórcios e subsidiárias. Estas restrições impedem que o licenciado, ainda que obedecendo ao número de usuários contratados, compartilhe suas licenças com outras empresas do grupo econômico, pois o licenciamento esta vinculado ao CNPJ de cada empresa.

Quanto ao contrato de prestação de serviços, essa modalidade de contrato especifica os termos e condições sob os quais o licenciante prestará serviços ao licenciado em relação a produtos de software licenciados. Onde o Licenciante concorda em prestar serviços profissionais (implantação do software), que deveriam estar descritos no próprio contrato, assinadas pelas partes e mediante a contraprestação do pagamento pelos mesmos.

Baseado em cronogramas de trabalho (atividades e recursos envolvidos), o Licenciante deverá fornecer um orçamento do custo dos Serviços, bem como, os detalhes dos serviços que serão executados.

Podemos concluir que ambas tem suas vantagens, mas devido a grande dificuldade de se legislar uma área em constante evolução, é preciso se ter muita atenção e utilizar consultorias especializadas, afim de, no momento da elaboração de qualquer de um dos tipos de contrato, se ater aos detalhes que não são abrangidos pelas suas respectivas legislações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com