TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A NAVEGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO ARTIGO “DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A NAVEGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE”

Recife – PE, 27-30 de julho de 2010,

Autoras: Edla Siqueira de Farias, Ana Lúcia Bezerra Candeias

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2 ºMOD. - Lara Julia R. Ferreira, Sistemas de Informação.

Segundo o artigo, o propósito é descrever iniciativas necessárias para o desenvolvimento de um sistema de informações geográficas – SIG, para coletar informações sobre a dengue e com os resultados das coletas, ajudarem no combate à dengue. Para que os resultados possam ser feitos, muitos processos de análises são criados dentro de um ambiente SIG. O critério em aplicar o SIG ao estudo da dengue possui como vantagem a colaboração à análise espacial da doença mais rápida e diferenciada a organização de procedimentos e de ação ao surto epidêmico. Para que as análises espaciais sejam desenvolvidas é essencial uma boa base de dados espaciais, uma base de dados espacial é a que inclui informações gráficas e especificadas.

Serão recolhidas as informações das etapas anteriores do projeto e por pesquisas desenvolvidas durante o trabalho. Serão coletadas informações sobre os casos de dengue no período de 2000 a 2008, unidades de saúde e informações sócio-econômicas relativas aos bairros do município de Recife e a semelhança entre os mesmos.

 Os primeiros resultados que obtiveram são informações através de gráficos contendo casos de dengue, unidades de saúde, população e renda média por bairro, distritos sanitários e região política administrativa do município de Recife.

A base de dados espaciais não foi totalmente realizada e seu procedimento é mais extenso e precisa de cuidado com a qualidade das informações inseridas. Informações como coleta e limpeza de lixo foram de difícil acesso. O órgão responsável comunicou que a coleta é feita de em todos os bairros, no entanto o processo é diferente por regiões. Desta forma a base de dados espaciais não foi completada, pois novos municípios foram colocados ao projeto. A introdução de novas informações fundamentais para o desenvolvimento do mesmo. Os dados que foram inseridos são úteis para análises futuras, uma vez que, de posse dos números de casos de dengue dos últimos anos, podem cruzar com novas informações e tentar criar o ambiente que aconteceu este fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com