TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA DISPOSITIVO MÓVEL

Por:   •  10/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.133 Palavras (17 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA DISPOSITIVO MÓVEL

Santos

2018

INDÍCE

1. OBJETIVO 3

2. INTRODUÇÃO 4

3. CONCEITOS GERAIS 6

3.1. Integrated Development Environment (IDE) 6

3.2. Plataforma de Desenvolvimento 6

3.3. Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) 7

3.4. Programação Orientada a Objetos (POO) 8

3.5. Software Development Kit (SDK) 9

4. PLANO DE DESENVOLVIMENTO 10

4.1. Ferramentas Utilizadas 10

4.2. Criando um projeto de desenvolvimento móvel 10

5. DESENVOLVIMENTO 13

5.1. Apresentação do Projeto 13

6. RELATÓRIO DE LINHAS DE CÓDIGO 22

6.1. DATABASE.CS 22

6.2. LIST_VIEW_TEMPLATE.AXML 24

6.3. MAIN.AXML 24

6.4. PERSON.CS 25

6.5. LISTVIEWADAPTER.CS 26

6.6. MAINACTIVITY.CS 27

7. BIBLIOGRAFIA 30

8. FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 31

1. OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo usar o que foi aprendido durante o curso, para o desenvolvimento de uma ferramenta de cadastro de cliente, usando Android. Também para a facilidade no cadastro de cliente e para a aprimorar tudo que foi lecionado durante o curso.

2. INTRODUÇÃO

A linguagem C# é conhecida por ter sua facilidade de construção de estrutura mais fácil que as demais, é uma linguagem muito flexível e também é totalmente voltada a orientada a objeto. A criação dessa linguagem foi fazer uma linguagem desenhada à medida do .NET e visou ter vários objetivos, como: robustez, orientação a objetos, preservação de investimentos. Segundo Steelman, Greene (2008), "O C# é uma linguagem de programação poderosa e uma ferramenta valiosa na palma da sua mão".

O C# possui três características marcantes, como dito acima. A robustez, segundo Manzano (2012), a robustez pode ser considerada qualquer característica que traga conforto e segurança para o desenvolvimento na linguagem, um bom exemplo dessa característica é a gestão automática de memória, nela o GC (Garbage Collector) é responsável por "deslocar" quantidades de memória de um programa que já não são mais acessíveis, esse recurso uma vez que acionado, não há necessidade de comandos de desenvolvimento para alocação de memória, pois, já se torna automático.

Outra característica é a Orientação a Objeto (OO), que, segundo Stiefel, Oberg (2002), é um conceito muito utilizado nos dias atuais. É um conceito relacionado a ideia de organizar, classificar e abstrair coisas. Uso de classes, herança, polimorfismo e encapsulamento.

Por último, a preservação de investimento, segundo Deitel et al (2003), existem muitas características que facilitam o trabalho dos programadores em C#, é uma linguagem que disponibiliza bastante recursos para as empresas e quem a usa. Esta preservação é devida a fácil comunicação e integração com outras linguagens, tais como, C++ e Java. Segundo Lima (2002), a preservação é a curva de aprendizagem pequena, no que facilita o treinamento de novos profissionais, onde a rotatividade é alta devido a grande procura na área.

SQLite é uma biblioteca linguagem C na qual implementa um SQL, programas que fazem o uso do SQLite podem ser executados sem executar o processo Relational Database Management System (RDBMS) separado.

É recomendado o uso do SQLite pela sua simplicidade na administração, manutenção e implementação são mais importantes que muitos outros recursos que SGBDs mais voltados para implementações complexas implementam. Essa simplicidade é requisitada nos dias atuais. Bicalho (2014)

3. CONCEITOS GERAIS

3.1. Integrated Development Environment (IDE)

Na pratica é possível desenvolver praticamente usando apenas um editor de texto básico, mas é uma tarefa muito árdua, para facilitar esse processo de geração dos códigos foram criados os programas conhecidos com IDE, segundo Burd (2014) “Um ambiente de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environment - IDE) é um programa que fornece as ferramentas para ajudá-lo a criar o software com facilidade e eficiência”.

Sua principal função é ajudar o programador na edição do código fonte, para isso ele auxilia em aspectos como notificação em tempo real dos erros de sintaxe, sugestões para correção de erros, auto completa códigos, altera cores de palavras chaves da linguagem no seu código fazendo-o mais legível, mas não se limita a isso, ele também pode auxiliar em outros momentos como na depuração do programa durante a execução, controle de versão, acesso ao banco de dados, entre outros.

3.2. Plataforma de Desenvolvimento

Algumas das plataformas de desenvolvimento já integram o IDE nesses casos é comum chamá-los de componente. Foram criadas para permitir a codificação de aplicativos multiplataformas, em outras palavras de uma forma superficial podemos dizer que basta criar um código em apenas uma linguagem, e essa plataforma de desenvolvimento reaproveita seu código para gerar o aplicativo independente do sistema operacional onde será utilizado, seja ele IOS, Android ou Windows Phone. Nem todo o código é gerado, mas o desenvolvedor tem boa parte do trabalho facilitado, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com