TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA ENTRE OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Trabalho acadêmico: DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA ENTRE OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO________________________________________________3

2 DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DE CONHECEREM AS DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ____________________________ 4

2.1 VANTAGENS COMPETITIVAS QUE OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PROPORCIONAM ÀS EMPRESAS_________________________________5

2.1.1 ANÁLISE E DISCUSSÃO: GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO_________________________________________________8

2.1.1.1 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE RASTREABILIDADE E ACOMPANHAMENTO DE ENTREGA ______________________________8

2.1.2 PLANO DE AÇÃO ________________________________________10

2.2 CONCLUSÃO______________________________________________11

2.3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ________________________________________________12

INTRODUÇÃO

Um dos desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Tornando-se um diferencial onde o planejamento coleta e selecionam dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir.

Os sistemas de informações não dependem somente de informática ou tecnologia para serem elaborados, dependem sim de conhecimentos administrativos e operacionais. Pois as empresas sempre tiveram a necessidade de fazer os controles, seja financeiro, de produção ou de estoques. E esses controles eram feitos de forma manual, através de fichas arquivadas em armários, acumulando grande quantidade de papéis e dificultava a consulta rápida por gestores para adquirir alguma informação relativa ao controle daquele setor. Um exemplo é o que aconteceu com a Revolução Industrial, onde as empresas trocaram a manufatura para a utilização de máquinas o que aumentou em larga escala a produção, gerando com isso os estoques e sendo controlados por fichas de prateleiras, ou seja, um sistema de informações simples controlado por pessoas.

ETAPA 1

PASSO 1

Discutir a importância de conhecerem as diferenças entre Sistemas de Informações

Gerenciais.

Afinal para que serve a TI.

Em resumo, o texto apresenta: Que o valor da TI para a organização está diretamente ligado ao fator maturidade da mesma, ou seja, uma empresa que está na fase de maturidade inicial, entenderá que a TI gera gastos ao negócio. Em uma segunda fase de maturidade, a empresa entende seu uso para redução de custos e controle de processos.

Para uma terceira fase de maturidade os investimentos em TI são necessários uma vez que o crescimento do negócio fica condizente com o mesmo. O quarto estágio de maturidade encara a TI como parceira que pode gerar desenvolvimento de novos negócios. A última fase de maturidade, a empresa encara a necessidade de TI como seu fator de diferenciação competitiva no mercado.

Sendo assim o valor de TI e proporcional ao nível de maturidade da organização, sendo que os gestores de TI precisam do pleno entendimento de que são agentes provedores de mudança e de transformação de negócios.

Estudo de caso em uma empresa industrial

Vimos neste texto à importância da integração entre padrões, orçamento e contabilidade, oferecendo suporte aos gestores, e também operacionalizam a adequação entre os três sistemas, considerando-os um único banco de dados, capaz de fornecer as informações necessárias ao processo de tomada de decisão e avaliação de desempenho.

Outra importante consideração a ser feita é quanto à diferença apresentada pela contabilidade com o objetivo de atendimento ao fisco, quando é levada em conta a forma absoluta do que a lei e as normas estabelecem, da contabilidade utilizada com a finalidade de dar suporte e gerar informações adequadas e em conformidade com as necessidades dos gestores para a gestão dos negócios.

O relatório contábil, apresentado por Marion (2003, p. 39), “é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade”, que conforme mencionado por ele tem como objetivo relatar às pessoas que se utilizam da contabilidade os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. Ele menciona que os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis e ainda, destacam os mais importantes que são as demonstrações financeiras (terminologia utilizada pela Lei das S.A), ou demonstrações contábeis terminologia preferida pelos contadores mais conservadores), que ao fim de cada período social a diretoria fará elaborar, por estabelecimento da Lei das S.A.

SIG e sua Importância para Tomada de Decisão.

O SIG é o fiel aliado do gestor na tomada de decisão. A transformação / processamento de dados x obtenção da informação permite que as decisões sejam tomadas com o conhecimento do ambiente de inserção da empresa.

O maior desafio do SIG é de assegurar confiabilidade, qualidade e agilidade da informação. Sua dependência não esta apenas na tecnologia, mas também do conhecimento administrativo e operacional. Passou-se dos controles manuais para os controles departamentais (computadores) até a interligação entre os setores (rede), ou seja, a Era da Informação é responsável pelo valor adiciona as tomadas de decisões. Para a tomada de decisão existem dois canais fundamentais: canais de informação e as redes de comunicação (canais de informação de onde as empresas adquirem os dados e redes de comunicação para onde as empresas direcionam os dados). Os dados são um recurso organizacional essencial, devendo ser administrado como importante ativo.

ETAPA 2

Vantagens competitivas propiciadas às empresas pelos sistemas de informações.

Em resumo, os textos propostos tratam das informações do perfil dos administradores, os sistemas de informações gerenciais x custos e vantagem competitiva.

Perfil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com