TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um programa de manutenção

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de um programa de manutenção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Elaborar um programa de manutenção é importante e eficaz, pois além da manutenção representar um investimento ela pode evitar desastres organizacionais que podem gerar prejuízos ou deixar gerar lucro.

Entende-se que o lucro é o principal foco de todas as empresas, pois sem lucro não há como sustentar uma empresa. Seguindo como a ideia, logo todas as empresas evitam gastos desnecessários e fazem de tudo para gerar mais lucro.

O programa de manutenção auxilia as empresas em vários pontos. Um dos pontos é agendar uma manutenção em uma máquina sem que a manutenção interfira na produtividade da empresa, assim poupando a empresa de deixar de produzir, e produzir na maioria dos casos é lucrar.

Existem diversos requisitos que devem ser considerados ao criar um programa de manutenção. Selecionamos alguns dos requisitos que são indispensáveis e que, aparentemente, se enquadram em quase todas as empresas e indústrias.

O grupo criou um programa de manutenção para aplicar-se em um automóvel com fins comercias. Para exemplificar o trabalho e auxiliar o grupo e a todos que poderá utilizar do trabalho para uma melhor compreensão.

DESENVOLVIMENTO

Desde sempre o mercado de trabalho visa diretamente o lucro, embora, ultimamente o lucro não tem sido o único foco das empresas e indústrias. A qualidade e o marketing ganharam seu espaço no foco do mercado. Mas o lucro sempre é o principal foco. No final, boa qualidade do produto e um bom marketing sempre renderam o lucro visado. Para obter-se o lucro é necessário que a produção ou serviço prestado não deixe de ser realizado ou produzido.

O mercado gráfico atual, por exemplo, entende que a concorrência entre as empresas se torna cada vez mais acirrada. Cada vez mais gráficas percebem a importância de ter um fluxo de trabalho produtivo eficaz, em que sejam mínimas as ocorrências que causem paradas de máquina e aumentem seus custos, já que gráfica vende hora/máquina, ou seja, cada minuto perdido significa prejuízo para empresa. Seguindo a linha de raciocínio a máquina é a “geradora” de dinheiro, ou seja, para não perder dinheiro a máquina deverá estar em perfeitas condições de uso e fabricação.

A manutenção é importante para as máquinas de uma gráfica. O perfeito estado de uso e fabricação é essencial, sendo assim, devem-se realizar as manutenções e limpezas necessárias nas máquinas, para que se possa aproveitar ao máximo o rendimento ou produção. Para realizar a manutenção necessária nas máquinas e não deixar de render ou produzir, devemos então arquitetar todo um projeto ou programa de manutenção dessas máquinas.

Todo projeto ou programa de manutenção deve ser elaborado considerando todas as variáveis e conhecer todo o procedimento de produção da gráfica, de certo modo em que o projeto não interfira na produção.

Um programa de manutenção é impreterível quando se tem o objetivo de evitar falhas na produção ou nas máquinas, pois além de estar sendo realizada a manutenção ou verificação do estado das máquinas, está também sendo realizado um projeto que visa como realizar a manutenção necessária sem interferir na produção, evitando então um possível prejuízo.

COMO ELABORAR UM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

O programa de manutenção é o desenvolvimento das regras e normas para a realização da manutenção. Essas questões devem ser estudadas com cuidado por gerentes e líderes de produção, pois o plano tende a modificar diretamente a produção da gráfica. É preciso ter em mente as seguintes questões ao desenvolvê-lo:

Quem ficará responsável pelo controle administrativo do projeto. Geralmente, ele fica a cargo dos líderes de produção, representante da manutenção e o PCP.

Quais equipamentos/estruturas farão parte do plano de manutenção e quais são suas especificações técnicas.

Qual é o fluxo produtivo da empresa e como o plano de manutenção vai afetá-lo.

Qual será o tempo disponível para a manutenção.

Necessidade de treinamento para os funcionários envolvidos direta e indiretamente na execução do plano.

Suporte à documentação: toda atividade relacionada com a manutenção deve ser documentada, sobretudo para que questões como quem, quando, como e por que sejam respondidas.

Suporte à integração: é importante que os setores que acabam sendo envolvidos com o plano de manutenção tenham acesso às informações das atividades feitas pela manutenção, promovendo uma interação com os demais departamentos da empresa.

Garantia da qualidade: periodicamente é analisada a característica dos impressos, sendo levantadas informações de quais problemas foram ocasionados por motivos mecânicos e como fazer para que não se repitam.

Análise periódica de defeitos nos impressos que possam ter sido causados por problemas mecânicos e identificação de ações para evitar que os defeitos se repitam.

Testes: análise mensal dos relatórios de manutenção para verificar o nível de ocorrências no período.

É importante realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com