TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama de Blocos - Uso correto

Por:   •  3/12/2019  •  Dissertação  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

DIAGRAMAS !!! Representação correta para algoritmos que seguem a orientação do desenvolvimento estruturado.

Após várias análises, cheguei à conclusão que deveria escrever um pouco sobre o que não se deve colocar ou deixar de fazer em um Diagrama estruturado.

Identificadores de procedimentos não podem ser declarados com “{“, isto torna o identificador inválido. Se você quiser realmente colocar em seu Diagrama a declaração das variáveis siga a regra de formação para os identificadores de variáveis ou constantes.

Formação de expressões é tão importante quanto à correta escrita do seu programa, pense nisso sempre que for desenvolver um programa que vai utilizar um comando de seleção.

Estrutura de seleção com 3 decisões: Sim/Não/Talvez. Não existe. Siga os modelos com seleção simples ou composta. Lembre-se decisão com múltiplas escolhas precisam de valores discretos não use expressões.

Conectores de fluxo: - o que faz a correta execução do seu programa não é a sua vontade, é a forma como você expressa á lógica que o computador entende. Faça o simples primeiro, não queime etapas, faça do mais genérico para o mais específico, não inverta a ordem.

Cuidado com a representação correta das estruturas de controle, cada uma tem uma forma específica para ser representada, não se esqueça dos sinalizadores de decisão. Teste no início e teste no final, precisam ser corretamente interpretados.

Simbologia. Adote a apresentada no curso. Lembre-se cada empresa tem uma simbologia padrão ou metodologia de desenvolvimento que

orienta seus funcionários. Saiba separar os ambientes com prudência não misture as orientações.

Modelo conceitual. Treine muito. Você não precisa do computador para este exercício.

Teste de mesa. O computador não o fará para você!!!

Pseudocódigo tem semelhança com Diagrama. Se você não conseguir traduzir um Diagrama no formato de pseudocódigo e vice-versa, certamente estará faltando treinamento. Faça alguns por sua própria conta e risco. O professor não vai negar ajuda. O monitor da disciplina vai ajudar, se você o procurar.

Adote uma linguagem padrão, p.e: se está fazendo algoritmos em português estruturado porque utilizar comandos em linguagem A, B ou C?

Idente corretamente seu algoritmo. Lembre-se que você deve facilitar a vida para quem for fazer manutenção no programa que você fez. Além de sucesso, você irá contribuir com uma boa prática na empresa em que estiver trabalhando.

Conectores de fluxo em linha com 3 entradas e uma saída não existe, são estruturas que representam apenas 2 entradas e uma saída.

O controle de repetição incondicional “PARA”, repetição controlada por variável de controle, não pode ser conectado a fluxos de dados externos ao loop de controle. Conecte apenas a saída do fluxo a próxima instrução, nunca conecte comandos de dentro do loop com outros comandos, “fora do loop”, representados no Diagrama.

Evite utilizar desvios incondicionais “Go To”.

Fique atento quando estiver desenhando um Diagrama para não cometer estes enganos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com