TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito e a informática e sua influência nas atividades profissionais

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Direito e a informática e sua influência nas atividades profissionais da atualidade

Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar uma empresa, seja do setor público ou privado, de pequeno médio ou grande porte, sem o auxílio da informática. Pois o mundo está informatizado, e é através dela que quase tudo é resolvido. Existe informática em quase tudo que fazemos, e quase todos os produtos que consumimos. A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso o século XX. Devido o grande avanço tecnológico nas transmissões de dados e às novas facilidades de comunicação, podemos dizer que hoje vivemos na era da informação.

E isso não se aplica apenas as empresas, essa tecnologia está disponível a maioria das pessoas, um exemplo disto, é que para todo lado que olhamos, vemos pessoas com seus smartphones, tablets e notebooks conectados à internet, seja para lazer ou trabalho.

Toda essa tecnologia e facilidade de acesso à informação trouxeram muitos benefícios, tanto para as empresas como para as pessoas. As empresas ganharam agilidade nos processos, abriu-se um novo mercado, o comércio eletrônico, e é o que mais cresce atualmente, chegando a faturar 43 bilhões de reais em 2014, com crescimento de 26% nas vendas. Já as pessoas, estão mais informadas e melhor preparadas para o mercado de trabalho, pois já estão familiarizadas como a informática e tecnologias utilizadas nas empresas.

O Direito e a Informática

Toda essa informatização e utilização de meios eletrônicos trouxeram implicações legais, já que esta influi, de forma direta ou indireta, nos vários seguimentos sociais, tais como economia, política, cultura, etc. E dada esta significativa influência, não poderia o Direito deixar de regular as relações jurídico-sociais advindas de esta intervenção.

Dentre as áreas que podemos aplicar o Direito, podemos citar: A propriedade intelectual, direito autoral, direito industrial, utilização de softwares, contratos relacionados à informática e comércio eletrônico.

Vamos nos deter em apenas dois aspectos, o comércio eletrônico e os contratos eletrônicos. No Brasil, infelizmente não existe nenhuma legislação específica que regule o tema e-commerce (comércio eletrônico), nem mesmo as legislações mais recentes, pois o Legislador em sua grande maioria preocupa-se apenas com os aspectos tributários da questão, nem mesmo a Lei do consumidor (8.078/90), possui dispositivos que regulem o comércio eletrônico de consumo, ao contrário dos argentinos que no ano de 1994 editaram o seu Código do Consumidor, que apesar de menos avançado em outros temas tratou do tema ao referir-se "as vendas por correspondência em seu art. 32".

Contratos eletrônicos são aqueles celebrados tendo como suportes básicos para sua celebração o computador e uma rede de comunicação. Os contratos eletrônicos surgem como reflexo da constante busca pela aceleração de transações e de encurtamento de distâncias, operacionalizadas por meio da informática, uma característica fundamental dos contratos eletrônicos é o meio utilizado para sua celebração e não seu objeto ou partes contratantes, sendo que estes dois últimos elementos podem ser dos mais variados para esse tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com