TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos da escravidão moderna na Região Amazônica Brasileira em relação à economia, à sociedade e aos direitos humanos, com ênfase na atividade econômica pecuária.

Por:   •  6/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  21.502 Palavras (87 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 87

[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA:

Os impactos da escravidão moderna na Região Amazônica Brasileira em relação à economia, à sociedade e aos direitos humanos, com ênfase na atividade econômica pecuária. (2003-2010).

2014

Aluna: Laura da Freiria Estevão Teizen

Orientador: Prof. Dr. Enrique Amayo Zevallos, Ph.D. Graduando: Ciências Econômicas- 4º Ano Unesp Araraquara. RA: 1313975


A todos os trabalhadores escravizados na região amazônica brasileira, os quais se encontram sem voz, sem direitos e sem dignidade, e as pessoas que, assim como eu, não conseguem se omitir diante desta realidade, a estes dedico este estudo.


Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida, por Seu amor e infinita graça, que permitiu que eu, nestes cinco anos de vida acadêmica, obtivesse mais esta grande vitória. A Ele toda honra.

Agradeço aos meus amados pais, Francisco (Chi) e Mary (Má) que durante toda a minha vida me ensinaram o verdadeiro valor das pessoas, dos momentos e de minhas atitudes, e plantaram em mim os primeiros ensinamentos sobre tudo, sem os quais eu nada seria. Agradeço também por sempre me apoiarem, me incentivarem, me desafiarem a ser melhor sempre.

Agradeço a minha irmã Alice, que mais que uma irmã é minha melhor amiga, sempre disponível aos meus gritos de socorro. Sem você para me espelhar eu seria muito menos, com certeza. Amo você.

Ao meu amado e estimado orientador Prof. Dr. Enrique Amayo Zevallos, por todas as aulas ministradas durante minha graduação, por me tornar uma pessoa amante da Economia, pela paciência, pelas broncas para eu me acalmar - pois todas as coisas dariam certo -, pelos elogios, pela amizade e que com um carinho imenso nunca mediu esforços para me ajudar e me acolheu no NPPA em uma das fases mais importantes da minha vida.

A todos os membros do NPPA, que sabem o quanto trabalhamos duro neste tempo juntos, pelas reuniões, pelos seminários organizados e também por sempre me acolherem.

A Isabel, que com um carinho de madrinha sempre me apoiou, me mostrou o melhor caminho para conduzir minha pesquisa e com toda paciência me aconselhou inúmeras vezes. Minha amiga.

A minha segunda família em Araraquara, irmãs, amigas, conselheiras, confidentes da minha amada República, que fizeram da minha jornada em Araraquara inesquecível. Sem vocês tudo teria sido menos alegre, com menos risadas, com menos historias. Vocês fazem parte de mim, inclusive pela a força durante os estudos. E como eu sempre disse, isso é pra sempre. Amo cada uma de vocês.

Aos meus irmãos de sala, Bruno e Caroline, que me acompanharam dia a dia todos esses anos. Tornaram meus dias mais fáceis, mais felizes, os momentos difíceis mais suportáveis. Que nossos medos do futuro sejam todos esquecidos.


Agradeço as minhas amadas primas Thais, Elisa e Lívia por sempre acreditarem em mim. Ter vocês como família é um presente inestimável. Ao meu amado Tio Roberto por me socorrer com toda sua sabedoria e conhecimento quando eu precisei de sua ajuda. A todos os meus parentes que sempre estiveram comigo.

E a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que este sonho se tornasse uma realidade.


“Não sejas sábio a teus próprios olhos [...] com os humildes está a sabedoria.”

Provérbios de Salomão.


Sumário

Resumo

7

Pergunta

7

Introdução

7

Capítulo 1

11

Capítulo 2

25

Capítulo 3

41

Considerações Finais

59

Bibliografia

61

Anexos Gráficos

65


Resumo

Este trabalho visa definir o conceito de escravidão moderna como as condições análogas ao trabalho escravo e como este afeta a vida de milhares de cidadãos brasileiros na vasta região amazônica. Serão apresentados dados de organizações mundiais sobre o trabalho escravo moderno, estudos brasileiros que corroboram a argumentação de que existem milhares de pessoas na Amazônia que são escravizadas e que estão em condições degradantes de vida nas mais diversas atividades econômicas. Focar-se-á na atividade de criação bovina, pois, além de ser muito difícil analisar todas as atividades econômicas com a devida importância que cada uma merece, a atividade em estudo é a que mais emprega mão-de-obra escrava atualmente na região Amazônica.

Palavras chave: escravidão, escravidão moderna, direitos humanos, economia, região amazônica.

Por meio deste estudo pretende-se responder as seguintes perguntas: A escravidão na Amazônia brasileira ainda existe? Quais são os motivos que corroboram e colaboram para que em uma sociedade evoluída, globalizada e informada ainda existam formas de escravizar o ser humano das mais diversas formas? Qual é o incentivo econômico que existe por trás dessa realidade e quais são os papéis das políticas públicas para que essa prática passe a não existir mais?

Introdução

Neste trabalho sobre o tema da escravidão moderna na Amazônia brasileira busca-se estabelecer o conceito de “escravidão moderna”, que tem como sinônimo o termo “condições análogas ao trabalho escravo”, e como este afeta a vida de milhares de cidadãos brasileiros na vasta região amazônica. Serão apresentados dados de organizações mundiais sobre o trabalho escravo moderno, estudos brasileiros que corroboram a argumentação de que existem milhares de pessoas na Amazônia que são escravizadas e que estão em condições degradantes de vida nas mais diversas atividades econômicas. Como foi dito, focar-se-á na atividade de criação bovina, que é a que mais emprega mão-de-obra escrava atualmente na região Amazônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (154.2 Kb)   pdf (851.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 86 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com