TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Sistema de Banco de Dados

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Curso: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

3ª Série

Disciplina: Sistema de Banco de Dados

Relatório 1 e Relatório 2

Autores:

                                               820.692.3054 Rodrigo Souza

                                820.692.3054 Gimenez Dias

                                848.921.6571 Jéssica Zanom

                                848.923.0588 Marcos Pereira

                                852.797.2234 Paulo C. Alexandrino

Belo Horizonte – Abril de 2015


Introdução

Neste capitulo iremos falar sobre os sistemas de bancos de dados suas interações com os Sistemas e suas aplicações no armazenamento de dados e organização de informações no computador gerindo e administrando de forma solucionar e arquiva todos os dados.

Nos tempos de hoje e bem fácil percebe a dificuldade em armazena e organiza tanta informação, mas antigamente eram utilizados vários modos como livros,jornais,revistas,fotos uma serie de instrumentos dispostos a arquiva e documentar toda informação de forma organizadas.

Na era do computador toda informação eram guardadas desorganizadamente em imensos compartimentos de Disco ou de transistores dai foram surgindo vários modelos de organização de dados em arquivos e o surgimento dos primeiros sistemas de banco de dados de Modelo Hierárquico, Modelo em Rede, Modelo Relacional, Modelo Orientado a Objetos.

1 - Comparativo entre SGBD e arquivos convencionais

 

Para aplicações empresariais um SGBD tem grande vantagem sob o método de arquivos convencionais. Apesar de um SGBD ser mais rápido, organizado e seguro que o método de arquivos convencionais, ele com certeza é mais caro para implantar e pede um nível de conhecimento maior para operar. A seguir uma lista comparando as principais vantagens e desvantagens dos dois métodos:

1.1 SGBD

Vantagens:

Acesso concorrente:

 Com um SGBD várias pessoas podem acessar os dados ao mesmo tempo, ao contrário dos arquivos convencionais.

 ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade):

 Atomicidade faz com que o banco de dados trabalhe com operações 'indivisíveis'. Ou toda operação é feita, ou nenhuma operação é feita e nada acontece no banco de dados. Assim assegura a integridade dos dados casso ocorra queda de energia, erros, travamentos, etc.

 Em um SGBD o conceito de Consistência obriga uma operação os dados de um estado válido para outro estado válido. Ou seja, respeitar as regras de integridade do bando de dados. Por exemplo, um banco de dados que guarde o CEP, que são só números, não pode aceitar letras ou o mesmo CEP duas vezes.

 O Isolamento é um conjunto de técnicas que evitam operações paralelas interfiram uma nas outras, fazendo com que todas as operações paralelas sejam executadas sequencialmente para que não ocorra erros e inconsistências nos dados.

 O conceito de Durabilidade no SGBD é que toda operação bem sucedida (commit) é armazenada permanentemente no bando de dados, mesmo se ocorrer erros, travamentos e queda de energia no bando de dados.

 

Segurança:

 É possível controlar o nível de acesso ao banco de dados, aplicando regras às contas de usuário. Além disso, é possível criptografar todos os dados.

Desvantagens:

Toda aplicação tem suas falhas e com um SGBD não fica para trás acessos via internet a banco de dados vem sofrendo grandes ataques de requeres deixando vulnerável sua utilização via rede e com uma utilização via remota lenta e com problemas de acessibilidade.

Custo:

Toda grande empresa necessita de um armazenamento em massa correspondente com seus clientes mais para adquirir isso seus gastos hoje em dia chegam a triplica cada empresa que disponibiliza seus bancos de dados ou sistemas SGBD cobram valores desorbitam-te e com grandes sistemas complexos e com baixa proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com