TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doação de Sangue Prolog

Por:   •  13/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Física Experimental
Momento Inércia

Wendel de Carvalho
Yuri Chaves

Diferentemente da massa inercial (que é um escalar), o momento de inércia ou Tensor de Inércia também depende da distribuição da massa em torno de um eixo de rotação escolhido arbitrariamente. Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar ou alterar sua rotação.

No experimento que foi desenvolvido tinha como objetivo descobrir o momento de inercia de uma esfera e de um cilindro. Pela formula , o momento de inercia pode ser encontrado por I = m.R² , porem dependendo do material uma constante é adicionada, para que seja levado em consideração a geometria do material, como mostra o exemplo a baixo.

[pic 1]

Neste experimento foi nos dado a tarefa de encontrar tais constantes a partir do momento de inércia, com alguns cálculos e com os valores das velocidades a partir de cada altura é foi possível descobri essa constante da esfera e também do cilindro, os corpos que foram usados nos experimentos.

Experimento

O experimento consistiu de calcular o tempo que uma esfera e um cilindro demorou para cruzar uma pista de 70 cm em 4 alturas diferentes, como mostra a tabela abaixo

Altura(cm)

Tempo Esfera (s)

Tempo Cilindro(s)

2,3

2,10

2,28

3,2

1,47

1,57

6,4

1,07

1,20

12,5

0,78

O,96

Após calcular o tempo com ele foi possivel obter a aceleração que por conseguinte  conseguimos obter a aceleração.

Altura (cm)

Esfera

(m/s)

Cilindro

(m/s)

2,3

0,65

0,61

3,2

0,94

0,89

6,4

1,22

1,16

12,5

1,79

1,46

Percebe-se que a medida que a altura aumenta a velocidade da esfera aumenta um pouco mais do que a velocidade do cilindro, pois devido a forma do seu corpo com a massa mais próxima do centro de rotação, seu momento inercia é muito menor.

Após calculado a velocidade de ambos, construímos um gráfico de dispersão para a função que nos dará o valor aproximado de Beta ( a constante  que representa o material),
como mostra as figuras abaixo.

[pic 2]
Gráfico de dispersão dos valores da Esfera

[pic 3]
Gráfico de dispersão dos valores do Cilindro

Conclusão

Conclui-se com esse trabalho que a esfera por possuir um menor momento de inercia sempre ganhara a corrida, quando competir com outros corpos em situações semelhantes. De todos objetos geométricos ela é a mais rápida, independente da massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com