TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES PARA A EMPRESA MERCADUS

Por:   •  18/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.208 Palavras (17 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES PARA A EMPRESA MERCADUS

Bauru II - Centro

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES PARA A EMPRESA MERCADUS

Marcos Aguiar Silva

RA:1441249

Curso Superior de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

3º Semestre

Bauru II - Centro

2015

RESUMO

O objetivo deste projeto se fundamenta em organizar, implementar e manter uma estrutura de rede de cinquenta microcomputadores na nova filial da empresa Mercadus. Referida empresa opera na área de pesquisa de mercado e abrirá sua nova filial na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Para isso será utilizado, conforme solicitado, o custo-benefício mais favorável em equipamentos para montagem da rede local. Será priorizada, essencialmente, a necessidade da empresa, adequando as instalações à sua estrutura, bem como a possibilidade de expansão futura, de acordo com seu crescimento ao longo dos anos. Serão, ainda, demonstrados os tipos de equipamentos e o motivo de cada escolha para implantação do projeto físico/lógico de uma rede de dados. No campo dos negócios será estabelecida política voltada à empresa, abordando os direitos do cliente, propriedade intelectual, ética empresarial e também aspectos éticos e legais referentes ao uso da internet.

Palavras-chave: Redes de dados. Estrutura Física/Lógica. Topologias. Ética. Negócio.

ABSTRACT

The objective of this project is founded to organize, implement and maintain a network structure of fifty microcomputers in the new affiliate Mercadus Company. This company operates in the market research area and will open its new branch in the city of Campinas, state of São Paulo. For it will be used, as requested, the most favorable value for money in equipment for assembly of local network. It will be prioritized, essentially the needs of the company, adapting the facilities to its structure as well as the possibility of future expansion, according to its growth over the years. There will also be shown the types of equipment and the reason for each choice to implement the physical design / logic of a data network. In the business field is established company policy aimed at addressing clients' rights, intellectual property, business ethics and also legal and ethical issues regarding the use of internet.

Keywords: Data Networks. Physical Structure / Logic, Topology. Ethics. Business.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        METODOLOGIA APLICADA        

3        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E INSTALAÇÕES        

4        SISTEMA OPERACIONAL, HOSTS E SERVIDOR        

5        TOPOLOGIA FÍSICA DA REDE        

5.1        TOPOLOGIA ESTRELA (STAR)        

6        SWITCHES        

7        CABEAMENTO        

8        CONECTORES DE REDE        

9        ROTEADOR DE ACESSO        

10        PLANO DE ENDEREÇAMENTO        

10.1        PROTOCOLO IPV4        

11        POLÍTICAS E ÉTICAS VOLTADAS AO NEGÓCIO        

12        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Em um ambiente competitivo e globalizado, como o atual, as empresas estão cada vez mais buscando expandir seus horizontes, captar o maior número de clientes, reduzir suas despesas e maximizar seus lucros. Tem-se isso como a premissa ideal.

Uma organização deve lançar mão de ferramentas para se alcançar tais objetivos no menor período de tempo. E uma das mais importantes que uma empresa pode adquirir para simplificar seus processos, ampliar seu alcance e facilitar a comunicação tanto interna bem como externa, é a tecnologia.

Passando-se ao nível interno de uma empresa, que é o caso a ser demonstrado neste trabalho, a melhor forma de se compartilhar recursos, armazenar/analisar dados e facilitar a comunicação é por meio da interligação entre computadores. Referida interligação interna dá-se o nome de rede local, do inglês Local Area Network – LAN que é nada mais do que um grupo de computadores conectados entre si em uma área local para comunicar-se um com o outro e compartilhar recursos, tais como impressoras. Os dados são enviados na forma de pacotes e, para controlar a transmissão dos pacotes, podem ser usadas diferentes tecnologias. (AXIS COMMUNICATIONS, c[20--?]).

Na empresa Mercadus será implantada uma rede local para suportar 50 hosts (máquina ou computador conectado a uma rede), já inclusos os respectivos servidores de dados e de impressão.

  1. METODOLOGIA APLICADA

A metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. (SIGNIFICADOS, c2011-2015).

Este trabalho utilizará do método dedutivo para a sua construção. Sendo coletados dados e informações através de pesquisa na internet, focando-se em sites (sítios) de confiabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (643.4 Kb)   docx (912.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com