TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng. soft.

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Exercicio

* Apresentação dos requisitos Funcionais e não Funcionais para um sistema de uma loja de roupas.

* Visão geral do sistema

O sistema para loja de roupas tem por objetivo os gerenciamento das vendas e compras da loja e controle de estoque de produtos. O sistema deve possibilitar o cadastro de clientes, fornecedores e produtos, bem com o registro das vendas aos clientes e formas de pagamento (dinheiro, cheque a vista, cartão de credito ou cartão de débito, pré-datado e Parcelamento no cartão de credito). Uma venda envolve um ou mais produtos. O sistema deve permitir o controle de pedidos de compras efetuadas os fornecedores, sendo que o produto é fornecido por apenas um fornecedor (marca de roupa). Na entrega de um pedido de compra, deve-se registrar o preço de compra e a quantidade enviada no pedido. O sistema deve ainda emitir diversos tipos de relatórios e consultas, possibilitando um melhor gerenciamento da loja.

* Requisitos Não Funcionais.

Disponibilidade

DS-1: O sistema deve fica disponível por 99,5% do tempo nos dias uteis, das 6h as 22h.

Eficiência

EF – 1: O sistema deve efetuar as transações de venda, relatórios e cadastros de forma simples precisa.

Flexibilidade

FL – 1: O sistema deverá ter integração fácil e rápida com dispositivos de entradas de dados do tipo leitor de código de barras, teclas de atalho para funções mais usadas.

Integridade

IN – 1: O sistema possuirá senhas de acesso e permissões para os usuários.

Interoperabilidade

IT – 1: O sistema será capaz de exportar arquivos em formato .txt e Excel e também o openoffice calc.

Confiabilidade

CF – 1: Confiança no software ao executar as tarefas requeridas pelo usuário e mantendo sempre a integridade dos dados.

Robustez

RB – 1: Em caso de alguma falha do sistema ou em algum outro software que trabalhem em conjunto como o sistema, o mesmo deverá salvar uma copia com no máxima 1 segundo antes do problema ocorrer.

* Requisitos Funcionais

Cadastros: O sistema terá campos de preenchimento obrigatório que se não preenchidos não permitirão que o cadastro seja salvo. Apresentando uma mensagem dizendo: “cadastro salvo com sucesso” ou “Cadastros com campos obrigatórios não preenchidos”.

O cadastro terá restrições para as formas de pagamento do cliente “Consumidor” que será a Venda a Vista ou Cartão de Credito.

Vendas: O sistema deverá fazer a venda somente para clientes cadastrados e com todos os campos obrigatórios preenchidos, que serão Vendedor, cliente, forma de pagamento. Devera também dar baixa no estoque ao concluir a venda, gerar o contas a receber em caso de vendas a prazo. (Boletos e Cheques).

Entradas: O sistema fará no ato da entrada a inserção dos itens no estoque, gera o contas a pagar (Duplicata), e terá um vínculo obrigatório entre os itens e os fornecedores, a fim de futuros relatórios. Deverá fazer a entrada via arquivo Xml e de forma manual (inserindo os dados da nota manualmente em cada campo).

Relatórios: O sistema deverá emitir relatórios precisos e simples contendo informações claras e objetivas. terá também uma Sugestão de Compras. Com analises de vendas comparando contas a pagar e receber mostrando seus lucros reais.

Financeiro: Devera controlar as contas a pagar e as contas a receber, emitindo alertas de contas a vencer e contas vencidas. Devera também Boletos para o contas a receber.

Notas Eletrônicas e Cupons Fiscais: o Sistema devera gerar cupons fiscais com os produto interligados com seu tributos obrigatórios segundo as leis do governo, deste cupom gerar uma nota eletrônica com as CFOP necessárias para a empresa não pagar duas vezes pelo mesmo imposto. Devera também gerar notas separadas e de devolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com