TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Software

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Bruno Felipe de Souza Leite

RA: 78791

Curso: Engenharia da Computação.

Exercícios

  1. Com base na distribuição de custos de software explicados na Seção 1.1.6, explique por que é apropriado considerar que o software é mais do que os programas que podem ser executados pelos usuários finais do sistema.

Os softwares são mais que programas executados pelos usuário final em termo de custo, já que outras atividades e pessoas são necessárias para que se chegue ao produto. O software não é apenas o programa, mas também todos os dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere corretamente.

  1. Quais são as diferenças entre o desenvolvimento de produto genérico de software e o desenvolvimento de software sob encomenda?

Produto genérico de software são vendidos no mercado para qualquer tipo de cliente compra-lo, exemplos: Microsoft Office, Photoshop, Windows Server, etc. A maioria de softwares genérico não permitem alterar a estrutura interna e seu funcionamento.

Software sob encomenda são desenvolvidos de acordo com o que o cliente quer ou precisa.

Por exemplo um cliente quer um software que monitore 24 horas uma rede de computadores e quando ocorrer 20 perdas de pacote de dados seguidas mande um SMS para o celular dele com a informação do dia e a hora em que ocorreu.

Vale ressaltar uma diferença importante entre esses tipos de software é que, em produtos genéricos, a organização que desenvolve o software controla a sua especificação. Já para produtos sob encomenda, a especificação é normalmente desenvolvida e controlada pela organização que compra o software.

  1. Quais são os quatro principais atributos que todos os produtos de software devem ter? Sugira quatro outros atributos que às vezes podem ser significativos.

Facilidade de manutenção; Confiança; Eficiência; Usabilidade; Segurança; Tempo de resposta rápido; Facilidade de uso; Compatibilidade com diversos sistemas operacionais.

  1. Qual é a diferença entre um modelo de processo de software e o processo de software? Sugira dois modos pelos quais um modelo de software pode ser útil para identificar possíveis aprimoramentos no processo.

Modelo de processo de software é a receita, o projeto, de como deve ser feito, as instruções de desenvolvimento, a documentação.

O processo do software é a execução do modelo de processo de software, segue o que esta proposto no modelo.

Modelo Evolucionário e Modelo Espiral.

  1. Explique por que os custos de teste de sistema são particularmente altos para os produtos genéricos de software vendidos em um mercado amplo.

Porque softwares genéricos são customizados, e desenvolvido de acordo com a solicitação do cliente e muitas vezes é software que não foi desenvolvido. Como o software foi feito exatamente para aquele cliente, as horas de testes aumentam. Diferente de um software sob encomenda com alguma modificação, você não precisa testar o software inteiro, só a parte que foi modificada, porque certamente o restante já foi testado quando desenvolvido.

  1. Os métodos de engenharia de software tornaram-se amplamente usados somente quando a tecnologia CASE tornou-se disponível para apoiá-los. Sugira cinco tipos de apoio a métodos que podem ser fornecidos pelas ferramentas CASE.

Análise de requisitos, modelagem de sistema, depuração, teste, gerador de relatório.

  1. Além dos desafios de heterogeneidade, entrega rápida e confiança, identifique outros problemas e desafios que a engenharia de software provavelmente está enfrentando no século 21.

Usabilidade: Independente da quantidade de funcionalidades do nosso sistema, sempre temos que preocupar com a sua usabilidade, ou seja, com a facilidade que o usuário terá para interagir com o sistema. Hoje com inúmeros softwares no mercado, é muito fácil o cliente migrar de um software para outro na primeira dificuldade que encontra.

  1. Discuta se os engenheiros profissionais devem ter um diploma, assim como médicos e advogados.

Sim é válido, e dá mais credibilidade para o engenheiro. Ele esta comprovando que ele conhece e esta qualificado para realizar sua função de engenheiro de software, na minha opinião todas as profissões devem ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com