TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Software

Por:   •  22/11/2015  •  Bibliografia  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

1 . Existem muitos processos de software diferentes, mas todos devem incluir quatro
atividades. Que atividades são essas?

1 – Especificação de software, onde a funcionalidade do software e as restrições a seu funcionamento devem ser definidas.

2 – Projeto e implementação de software, no qual o software deve ser produzido para atender às especificações.

3 – Validação de software, neste o software deve ser validado para garantir que atenda às demandas do cliente.

4 – Evolução de software, onde o software deve evoluir para atender às necessidades de mudança do cliente.

2. Explique sucintamente os modelos de processo de software.

Modelo Cascata: Esse modelo considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e representa cada uma delas como fases distintas, como: especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste e assim por diante.

Desenvolvimento Incremental: Essa abordagem intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. O sistema é desenvolvido como uma serie de versões(incrementos), de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior.

Engenharia de software orientada a reuso: Essa abordagem é baseada na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um sistema a partir do zero.

3. Cite e descreva os principais estágios do modelo em cascata que refletem diretamente
nas atividades fundamentais do desenvolvimento.

Análise e definição de requisitos: Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidas por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.

Projeto de sistema e software: O processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos.

Implementação e teste unitário: Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

Integração e teste de sistema: As unidades são integradas e testadas e como completo para assegurar que os requisitos foram atendidos logo após, entregue ao cliente.

Operação e manutenção: Normalmente, fase mais longa. O sistema é instalado e colocado em uso. Na manutenção são feitas correções que não foram descobertas em estágios iniciais, melhora da implementação das unidades e ampliação de seus serviços em resposta às descobertas de novos requisitos.

4. O desenvolvimento baseado na ideia de criar uma implementação inicial, expô-las aos comentários dos usuários e continuam por meio da criação de várias versões até que um sistema adequado seja desenvolvido. As características descritas á cima pertencem a que modelo de processo de software? Justifique sua resposta.

Pertencem ao Desenvolvimento incremental, pois este processo age de forma intercalada, há um rápido feedback entre todas as atividades, assim, torna-se melhor para determinados sistemas, sem contar que é bem mais fácil e barato fazer mudanças no software durante seu desenvolvimento.

5. O desenvolvimento incremental tem três vantagens importantes quando comparado ao modelo cascata, quais são elas?

1- O custo de acomodar mudanças nos negócios do cliente é reduzido. A quantidade de análise e documentação a ser refeita é muito menor.

2- É mais fácil obter feedback dos clientes sobre o desenvolvimento que foi feito. Os cliente podem comentar sobre demonstrações e ver o         quanto o software foi implementado, tendo eles também dificuldade em avaliar a evolução por meio de documentação.

3- Possível entrega rápida e implementação de um software a um cliente, mesmo se toda funcionalidade não for concluída. O cliente pode obter ganhos a partir da fase inicial.

6. Do ponto de vista do gerenciamento, quais os problemas que a abordagem incremental apresenta?

O processo não é visível. Se os sistemas são desenvolvidos de forma rápida, não é viável do ponto de vista do custo produzir documentação para refletir todas as versões do sistema e; a estrutura do sistema tende a degradar conforme novos incrementos são adicionados, as mudanças regulares tendem a corromper a estrutura do sistema. A incorporação posterior de mudanças no software se torna progressivamente mais difícil e cara.

7. Quais são os estágios intermediários em um processo orientado a reuso?

Análise de componentes; Modificação de requisitos; Projeto de sistema com reuso e; Desenvolvimento e integração.

8. Como são organizadas as quatro atividades básicas do processo: especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

Especificação: consta em estabelecer quais serviços são necessários e as restrições na operação e desenvolvimento do sistema, processo de engenharia de requisitos, nesta há o estudo de viabilidade, a elicitação e analise de requisitos, a especificação e a validação dos mesmos.

Desenvolvimento: Implementa-se o software, onde há o processo de converter a especificação de sistema em um sistema executável; é feito o projeto de software. Assim, as atividades de projeto e implementação são intimamente ligadas e podem ser intercaladas.

Validação: Verificação e validação (V & V) serve para mostrar que o sistema está em conformidade com sua especificação e está de acordo com os requisitos do cliente; Envolve processos de inspeção e revisão, e testes do sistema; Testes do sistema envolvem executar o sistema com casos de teste. São provenientes de especificações dos dados reais que deverão ser processados pelo sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com