TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de software - 4.2

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 2

Através da validação de software, podemos antecipar qualquer problema na aplicação?
Justifique sua resposta através de um estudo de caso pratico.

Sim, pois através das validações podemos ter a certeza que se o sistema desenvolvido atende aos requisitos funcionais e não funcionais estipulados. Certificando que o sistema atende as necessidades e expectativas do cliente.

Podemos exemplificar começando com a revisão dos requisitos de forma manual para determinarmos se os requisitos foram compreendidos. Criando também modelos executáveis com interfaces do sistemas para avaliar os requisitos através de técnicas de usabilidade.

Com a elaboração de testes específicos podemos analisar os requisitos, como validação de dados exigidos pelo sistema proposto e através da entrada de dados para o programa e se sua respectiva saída de dados é a esperada, com uma aplicação bancaria onde a entrada pode ser a solicitação de um saque e a saída, o debito na conta correspondente ao saque.

Em aplicações web a validação pode nos ajudar a antecipar inúmeros erros, principalmente ao que se refere a layout, pois sistema web pode ser acessado desde computadores, notebooks, smartphones, tablets. Onde o cuidado com o comportamento do layout em diferentes tamanhos e resoluções de telas, podem apresentar efeitos inesperados tanto na parte estética quando funcional do aplicativo.

Iniciando com o levantamento dos requisitos, levantando a lista dos stakeholder através de uma reunião formal, de modo a levantarmos com estes interessados a lista das características e das funções desejadas no projeto.

Levantar as prioridades do projeto, suas restrições e limitações e levantar os pontos de incerteza, seus riscos e suas devidas soluções a fim de minimizar os riscos.

O paradigma Espiral nos da uma boa forma de administrarmos o projeto, de modo que a cada interação ao redor da espiral teremos versões mais completas do projeto. No final de cada espiral temos a conclusão da analise de riscos, que resulta na escolha de prosseguir ou não. Pois em cada fase da espiral teremos o planejamento onde o cliente ira expor suas ideias e determinaremos os objetivos, suas alternativas e restrições. Na fase de analise de riscos com base na coleta de dados da fase anterior serão efetuadas as devidas alternativas e identificações dos riscos e as devidas soluções. Na fase de engenharia será iniciado o desenvolvimento do produto que será avaliado pelo cliente na ultima fazer.

Este paradigma tem um bom feedback com o cliente que resulta no melhor refinamento dos requisitos do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com