TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de software

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9

As empresas vivem atualmente uma grande competição comercial, o que demanda rápidas decisões, melhores soluções de recursos e uma clara definição de foco. Em um ambiente de desenvolvimento de software típico não é diferente. Vários tipos de projetos são propostos, com diferentes objetivos, em que é preciso gerenciar estrategicamente de acordo com as metas organizacionais.

Em gerenciamento de projetos, para garantir o sucesso das metas organizacionais e dos objetivos definidos do projeto, é preciso identificar fatores positivos e negativos, considerados críticos. Os fatores positivos, também chamados oportunidades, são diferenciais em um ambiente comercial e tecnológico competitivo, e o tratamento dos fatores negativos, tidos como riscos, favorecem o alcance das oportunidades identificadas.

Os riscos possuem diferentes significados, como os de ordem física, estrutural, econômica, social e ambiental

As incertezas fazem parte do cotidiano humano o homem procura se defender dos riscos que o cercam, procurando níveis de satisfação das necessidades básicas, de segurança e nas necessidades profissionais que o capacitam a superar os riscos. Nós somos obrigados quase que diariamente fazer escolhas, com graus diferenciados de riscos, mas também com um alto grau de oportunidade e benefícios associados.

Hoje todos os ramos da atividade humana dependem de alguma forma da utilização de software para operar, dar suporte, controlar equipamentos e fluxos de informações, gravar ou processar atividades e na área de engenharia de software não é diferente, estamos todos os dias buscando novas formas e métodos para minimizar esses riscos nos projetos.

Todo projeto de software enfrenta problemas de qualidade, de cronograma, e de custo que estão sendo afetados por riscos que são inesperados, não planejados ou ignorados simplesmente pela falta de conhecimento e as organizações estão cada dia mais cobrando melhorias nessa área por querem um software de qualidade em curto prazo de tempo, com isso devemos a cada dia desenvolver boas praticas de desenvolvimento para gerir melhor nossos sistemas.

Mesmo que o conceito de risco esteja bastante associado a perigos e impactos negativos, já vem sendo utilizado como consequências da incerteza, sendo cada vez mais aplicado tanto no gerenciamento de perdas como no de ganhos potenciais.

Um fator comum que provoca preocupação na análise de projetos e no seu investimento é a incerteza. Surge como uma falta de controle dos eventos que acontecerão num futuro próximo. Podemos fazer a previsão sobre o comportamento de determinados eventos, mas não podemos determinar exatamente quando e em que tamanho eles deverão ocorrer como por exemplos desses eventos são os comportamentos futuros da economia de um país, as vendas futuras de determinados produtos e sua aceitação no mercado, o desgaste e custos de manutenção de equipamentos, entre outros.

A meta principal do gerenciamento de riscos de projeto é afastar as incertezas relacionadas aos riscos e direcionar os projetos para oportunidades. Outra forma de tratar os riscos é listar fatores de riscos que são variáveis que podem tornar-se riscos em um baixo, médio ou alto grau de incidência no ambiente.

Atualmente a forma de tratar os riscos na Engenharia de Software evoluiu, passando de uma análise dentro das fases do modelo de desenvolvimento de software para se tornar uma gerência que permeia todos os processos do ciclo de vida do software o ciclo de vida do software vai desde a ideia até a descontinuidade do produto de software e cabe ao gerente do projeto fazer essas analise em cada ciclo do desenvolvimento do software, para saber se ainda é viavel o caminho que esta seguindo ou não e esse julgamento é feito de acordo com o a capacidade e conhecimento que o gerente tem tanto dele quando da sua equipe.

Dentro desse contexto o gerente deve estar devidamente preparado com estrategias de prevenção que ira previnir os riscos, as estrategias de minimização que se o risco ocorrer ele terá como minimizar o seu impacto dentro do projeto, e os planos de contingencia para o caso de acontecer o inevitavel, ele terá como suprir as necessidades que vão surgindo durante a execução do projeto.

É muito importante ir monitorando todos os riscos eminentes ao projeto, assim o gerente consegue ir administrando cada ponto e avaliando a forma que o projeto deve esta seguindo com o minimo de impacto possivel.

Gerenciamento de pessoas

Um dos maiores problemas e custos que um gerente pode ter dentro do seu projeto é o gerenciamento de pessoas, pois um profissional da area bem qualificado custa caro, e é extremamente necessario saber manter esse profissional motivado, para que ele possa render o quanto se espera e que ele não venha largar o projeto no meio do caminho, o que gera atraso e desconforto entre membros da equipe, cabe a gerente ter uma boa experiencia e saber lidar bem com as situações sempre mantendo todos bem informados dentro do projeto e que todos saibam da sua capacidade e limitações um bom gerente sabe ouvir e se fazer ser ouvido dentro do projeto.

A motivação de pessoas é algo que pode te ajudar ou atrapalhar muito dentro do projeto, pessoas motivadas trabalham melhor tem boas ideias e se tornam proativas, quando elas se sentem desmotivadas elas podem acabar com o projeto e ainda desmotivam outros membros que estavam motivados, um funcionario pode ser motivado financeiramente ou simplismente sendo ouvido dentro do projeto, sabemos que isso não é uma missao facil, pois quando se trata de pessoas temos que saber que os sentimentos afetam essas pessoas e o tempo para que elas possam tratar seus problemas particulares e se sentirem motivadas e realizadas profissionalmente é essencial para o desenvolvimento e bom andar do projeto.

O trabalho em equipe

Se tem uma equipe bem montada onde os membros se conhecem a missão do projeto vai se tonar mais facil, pois esses individuos pensam no grupo e não de forma individualista, mais uma vez ai vai aparecer a capacidade do gerente em estimular o convivio de pessoas com situações diferentes, e fazer eles pensarem com um grupo e ser um grupo de sucesso, onde o grupo consegue desenvolver o projeto de forma simples e rapida e todos querem o sucesso do projeto e não apenas um individo, o trabalho em grupo traz consigo grandes beneficios para os membros, onde os conhecimentos são compartilhados, eles se apoiam e aprendem uns com os outros e eles podem estabelecer padroes de qualidades para eles mesmos.

Um bom gerente de projeto consegue a coesao do grupo, ele pode organizar eventos para que a equipe se encontre, a descontração entre equipes ajuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com