TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estácio Engenharia de Software Trabalho de Modelagem de Dados

Por:   •  8/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho Prático

BRUNO CÉSAR DE ANDRADE ALVES

Trabalho da disciplina Modelagem de Dados

                                                   Tutor: Prof. MAURO CÉSAR CANTARINO GIL

Distrito Federal

2020

Índice de Conteúdo

1.        Análise do Problema        3

2.        Política de Armazenamento e Destruição de Dados        4

3.        Considerações e suposições do Meta Modelo        4

4.        Modelo Conceitual Proposto        6

5.        Dicionário de Dados        7

5.1        Dicionário de Dados        7

Conjunto Plano de Pagamento        7

Conjunto Motivo de Cancelamento        8

Conjunto Cliente        8

Conjunto Veículo        9

Conjunto Parcela        9

Conjunto Contrato        10

Conjunto Nota Fiscal        11

Conjunto Funcionário        11

Conjunto Cargo        12

5.2        Tabela de Volumes        12

5.3        Tamanho do Modelo em Bytes        13


  1. Análise do Problema

Construa um modelo de dados, com o máximo de abstrações capaz de exprimir a construção de uma base de dados organizada com o objetivo de prover informações de cobrança sobre contratos de financiamento de veículos e que deverá refletir as seguintes características:

1. Um cliente pode realizar vários contratos de financiamento. Cada cliente deverá apresentar os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Comprovante de Rendimentos.

2. Um contrato de financiamento somente poderá ser efetuado com um cliente e deverá estar associado a um veículo específico, cuja placa, chassis, marca, cor e modelo são informações imprescindíveis. Um veículo adquirido através de um financiamento deverá permanecer alienado até a quitação da dívida.

3. Um contrato poderá possuir até 36 parcelas, cada uma com valor e data de vencimento. As informações de valor e data de pagamento de cada parcela deverão ser registradas no banco de dados. No contrato deverão constar um número do financiamento (único), o valor do bem, o valor financiado, o valor da entrada (se houver), o número de prestações e a data de aprovação do mesmo.

4. Cada contrato de financiamento deverá estar associado a um plano de pagamento que será função do prazo do financiamento e indicará no contrato a carência, a taxa de juros e o valor de mora a ser cobrado por dia de atraso no pagamento de cada parcela.

Legenda:

Entidades Identificadas

Propriedades Identificadas

Relacionamentos Identificados


  1. Política de Armazenamento e Destruição de Dados

a) O modelo será utilizado pelo período de cinco anos (60 meses), no entanto, todos os elementos de conjuntos associados à nota fiscal, inclusive os deste conjunto, deverão estar disponíveis por até cinco anos, a contar da data de emissão da nota fiscal, para efeitos legais.

b) O sistema manterá uma rotina que eliminará do banco de dados relacional, em cascata, todos os dados dos conjuntos Contrato, Cliente, Parcela, Veículo e Nota Fiscal para todos os contratos cuja Data de Emissão da Nota Fiscal seja maior que cinco anos.

c) O sistema também manterá rotina para eliminar os elementos do Conjunto Plano de Pagamento cujo ano de referência seja menor que o ano atual e não mais tenha contratos regidos por ele.

  1. Considerações e suposições do Meta Modelo

a) Estima-se que a quantidade de contratos realizados no primeiro ano será uma média de 30 por mês. Nos anos subsequentes, estima-se um crescimento de 10% ao ano, no número de contratos realizados mensalmente. (30 x 12) + (33 x 12) + (37 x 12) + (41 x 12) + (45 x 12) = 2.232 Contratos.

b) Estima-se que a quantidade de clientes registrados mensalmente seja, em média, 20. Isso ocorre porque a situação mais comum é que, de cada 30 clientes registrados, em média, cinco deles tem dois contratos. Assim como a previsão no aumento de contratos, é previsto um aumento de 10% ao ano, no número de novos clientes registrados mensalmente. (20 * 12) + (22 * 12) + (25 * 12) + (28 * 12) + (31 * 12) = 1.512 Clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (168.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com