TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de Psiscologia Aplicada a SI

Por:   •  13/10/2016  •  Exam  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA I

Após estudar o assunto, responda as seguintes questões:

  1. Quais os principais fatores geradores da personalidade?

R: As características genéticas e fisiológicas e suas relações com o mundo.

  1. Explique a afirmação de Todorov  "O comportamento não pode ser entendido isolado do contexto em que ocorre", (2007) 

R: O que penso é que, assim como dito acima, um dos principais fatores que geram a personalidade é a relação do indivíduo com o mundo. Se assim acontece, então não se pode querer estudar e entender um comportamento qualquer, simplesmente isolando-o do que gira em torno dele. O homem também é fruto do meio em que habita.

  1. No estudo sobre a personalidade dos informatas, os resultados apontaram que tanto os gerentes quanto os operacionais apresentaram características semelhantes, exceto no tocante ao controle emocional. Um dos fatores analisados apresentou um baixo índice: relacionamento com as pessoas. Pesquisa sobre a maneira pela qual este fator pode ser desenvolvido e qual a sua importância no ambiente de trabalho?

R: É fato que a pesquisa só ratifica o que foi entendido pela maioria das empresas: para ser um bom gerente, principalmente da área de TI que se relaciona com todas as áreas, tem que ter um bom relacionamento com os outros setores. Faço exemplo de onde trabalho. Trabalho no setor de TI de um grupo empresarial formado por 7 empresas. A 7 anos atrás iniciei em uma das empresas do grupo como assistente de TI e tinha dificuldades de relação com as pessoas da empresa. Já meu gerente, que começou comigo no mesmo ano que entrei, tinha uma ótima relação com todos.

E como foi resolvido isso? Após algumas reclamações dos funcionários, o gerente me procurou, conversou e me mostrou os pontos negativos que as pessoas apresentaram do meu tratamento com elas. Ele me fez uma proposta de mudança e me apresentou o plano de cargos e carreiras da empresa. Através de um diálogo muito bom, mas principalmente da minha iniciativa de mudar, recentemente fui selecionado como um dos três funcionários que melhor se relacionam com os outros de todo o grupo.

Os fatores que me fizeram mudar minha conduta foram: a conversa com o gerente e a minha atitude em mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com