TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício- Sociologia Aplicada

Por:   •  12/9/2017  •  Exam  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

Olá!

Estamos iniciando com esta aula nossos contatos e o desenvolvimento da disciplina. Desejo um excelente e produtivo estudo. A atividade 1 consta de três respostas que devem ser elaboradas seguindo as orientações abaixo. (uma apresentação pessoal, uma resposta sobre o texto “Uma experiência absurda” e uma resposta elaborada a partir das aulas 1 e 2.

Bom estudo.

Proposta para a resposta 1 – esta atividade é composta da elaboração de três respostas que devem ser enviadas em um único arquivo.

1. Como não nos conhecemos ainda, peço que elabore uma pequena apresentação. Nome, idade, motivos que lhe levaram a fazer o curso superior, o que espera com o curso, etc. Essas informações me ajudarão a ter uma noção, ainda que muito restrita, dos/as estudantes e poderão me ajudar em algumas discussões a serem realizadas a partir das atividades das aulas.

Resposta:

Meu nome é Bruna Abrantes, tenho 36 anos de idade e hoje estou fazendo o curso de administração, com objetivo de agregar ao meu currículo uma melhor qualificação profissional.

2.

Proposta para a resposta 2: Observando a diagramação e fundamentado no conteúdo do texto “Uma Experiência Absurda”, extraído do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia, elabore um texto de até 20 linhas seguindo os passos explicados abaixo:

De que gênero de texto você acha que se trata? Uma notícia? Uma reportagem? Um texto científico? Por que vocês acham assim? Existem algumas palavras desconhecidas no texto? Tentem compreendê-las no contexto em que o autor as utiliza.

Qual é o tema que o autor discute? Qual é a tese que o autor quer sustentar no texto? A quem ele recorre para explicar e dar sustentação à sua tese? Como ele utiliza essas informações? Faz citações diretas? Elas ajudam a compreender o texto?

Quais as hipóteses do grupo sobre as intenções que o autor tem com o texto? O autor apresenta fatos ou dados. As informações que o autor utiliza de outros autores são coerentes e convincentes? Ajudam a entender e a explicar melhor o que ele quer explicar?

Que inferências (operação mental pela qual extraímos uma conclusão) o grupo consegue fazer sobre o texto com base em seu conhecimento de mundo? Quais as conclusões que o autor chega? Ou, que conclusões vocês conseguem extrair do texto?

Agora, Fundamentado/a no texto e seguindo pelo menos estes apontamentos, construa um texto coerente e conciso sobre o conteúdo do texto apresentando suas inferências (conclusões). Por fim, tente estabelecer relações com o conteúdo da aula 01 em que abordamos sobre a produção do conhecimento e a forma como nós organizamos e produzimos as condições materiais e culturais no dia-a-dia na atualidade. Elabore um texto que expressa o seu entendimento. Esse texto deve ser elaborado a partir do texto de Laraia e do conteúdo da aula. Favor enviar a atividade no portfólio da aula 01. (Seu texto poderá ter até 25 linhas).

Resposta:

Segundo o texto “ Uma Experiência Absurda” , extraído do livro : Cultura: Um conceito Antropológico de Roque de Barros Loraia, acredito se tratar de um texto científico, pois toma pra si experiências vivenciadas por outras pessoas e que tem por objetivo, questionar ,defender e ao mesmo tempo tenta acompanhar o desenvolvimento do ser humano/ grupo no seu próprio habitar com seus próprios costumes/cultura.

O tema abordado no texto ressalta o ser humano no seu meio com seus costumes e cultura que são repassadas por gerações e gerações. Em sua tese defende, que o meio onde vivemos influencia todo o âmbito cultural. Para defender a sua tese, ele inicia o texto com a história de Heródoto que um o rei egípcio desejava verificar a linguagem da humanidade, ordenou que algumas crianças fossem isoladas da sua espécie, tendo somente cabras como companheiras. Quando as crianças já estavam crescidas foram visitá-las e apenas gritaram beks. O rei por acreditar que havia uma língua universal e que todos deveriam falá-la, mandou averiguar em todos os países e constatou que becks é pão em frígio e concluiu que as crianças falavam frígio.

Compreende-se que, em momento algum o rei levou em consideração o meio cultural onde essas crianças estavam inseridas e deixou de valorizar as suas experiências de vida.

Devido a isso, pode-se dizer que, a linguagem não é hereditária e que o ser humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com