TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Fundamentos de Redes de Computadores

Ensaio: Exercícios Fundamentos de Redes de Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Ensaio  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNÓLOGO EM T.I – GETÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ANA CRISTINA ESCOBAR BALTUSIS - RA 270122012

PORTFÓLIO 01

Fundamentos de Redes de Computadores

Guarulhos

2013

ANA CRISTINA ESCOBAR BALTUSIS - RA 270122012

PORTFÓLIO 01

Fundamentos de Redes de Computadores

Trabalho apresentado ao Curso de informática da Faculdade ENIAC para a disciplina de Fundamentos Redes

PROFESSOR ROGÉRIO

Guarulhos

2013

EXERCICÍOS :

1 - Quais são as máscaras de rede default que estão associadas aos endereços IP classes A, B e C respectivamente e Qual a quantidades de REDES e HOSTS que cada uma destas classes fornece? Justifique sua resposta explicando o sistema de classes de endereçamento IP.

R: As classes de redes A, B e C são usadas por usuários comuns, empresas de pequeno, médio e grande porte, elas tem objetivos iguais com características diferentes principalmente em suas capacidades.

Classe A – 255.0.0.0

126 redes e 16.777.214 hosts por rede.

A classe A permite uma quantidade menor de redes e mais hosts por redes, é mais usada por redes de grande porte.

Classe B: 255.255.0.0

16.384 redes e 65.534 hosts por rede.

A classe B é utilizada para redes de médio e grande porte que pode endereçar mais 65.000 hosts.

Classe C: 255.255.255.0

2.097.152 e 254 hosts por rede

A classe C permite mais redes, porém menos endereços disponíveis por cada rede, assim é utilizado por redes de pequeno porte e endereça mais de 254 equipamentos.

2 - Através de qual comando, digitado no prompt de comandos, podemos obter informações a respeito da configuração TCP/IP presente no computador? Explique o significado de pelo menos 3(três) informações

obtidas após o comando.

R: Na janela executar, digite CMD para abrir a janela do Pronpt de comando, e digite IPCONFIG e aparecerá as informações de rede do computador.

Endereço de IP: Um endereço IP é um numero de 32 bits, é o que diferencia cada computador em um ambiente de rede, em toda internet cada IP é único, um endereço físico de cada máquina.

Mascara de sub-rede: Cada endereço de IP são divididos em duas partes, o identificador de rede e outro de host, a mascara de rede identifica o endereço IP o que é da rede e o que é do host. A função da mascara de sub-rede é ocultar as informações do endereço IP.

Gateway padrão: É o meio em que duas redes se comunicam, é muito importante pois é o gateway padrão que cria as rotas para os hosts para se comunicarem com outros hosts de outras redes.

3 - Como podemos caracterizar uma rede, levando-se em consideração a sua abrangência geográfica (alcance)? Cite pelo menos 3 classificações e explique o que caracteriza cada uma delas delas.

R: Uma rede é um conjunto de computadores que se comunicam entre eles e outros computadores de outras redes, depende das configurações e regras estabelecidas. É difícil dizer o alcance de uma rede pois com a internet chegando a tantos lugares as redes podem se comunicar em qualquer lugar.

Rede Lan: É usada geralmente para redes domésticas, escritórios e pequenas empresas, seu alcance não chega a uma grande distancia, normalmente são redes de domínio privado.

Rede Wan: Seu alcance geográfico é imenso, geralmente é controlada por um operador de telecomunicações e tem caráter público, esta rede se diferencia da rede lan por seu grande porte.

Rede Pan: É uma rede pequena que usa dispositivos muito próximos, telefones celulares, notebooks, impressoras, um exemplo é usar o Bluetooth para comunicação.

4 - Explique como funciona cada um dos itens a seguir e apresente um exemplo para cada um:

UNICAST: É uma comunicação entre dois pontos, A e B, computador e servidor.

MULTCAST: É quando a informação enviada só vai para as pessoas interessadas, é como um meio termo do Broadcast, os dados são enviados para vários, porém apenas os cadastrados recebem.

BROADCAST: Numa rede de computadores, os dados são enviados para todos os computadores, uma informação é enviada pra várias pessoas ao mesmo tempo, por exemplo, num bate papo a informação é enviada para a pagina e todos que estiverem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com