TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios PCM

Por:   •  26/10/2015  •  Seminário  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1ª

  1. Quais são as etapas necessárias para converter um sinal de voz analógico em um sinal PCM?
    Amostragem - medida em intervalos regulares de tempo; Quantização - valores obtidos são aproximados para um dos níveis de referência estabelecidos;  Codificação - o valor aproximado é quantizado em uma sequência de bits.

  1. Quais são as etapas necessárias para converter um sinal PCM em um sinal de voz analógico?

Decodificação e Filtragem, processo contrário da analógico para PCM.

  1. Cite as formas de modulação pulsada e descreva sucintamente de que forma as amostras do sinal de informação são representadas em cada uma dessas modulações.
    Modulação por amplitude de pulsos – PAM – Sinal da informação é dividido em intervalos de tempo, e valor das amostras é medido a partir da amplitude, que é proporcional ao sinal.
    Modulação por Largura de Pulso – PWM² e Modulação por posição de pulso – PPM³: Amplitude convertida em variação largura de pulso ou variação de posição de pulso.

Ruído afeta muito esses tipos, sendo que ruído não pode ser removido na regeneração do sinal.

Modulação por Código de Pulso: A amplitude das amostras é mostrada pela codificação de bits. A largura é reduzida, assim aumenta banda passante, porém isso é irrelevante já que no PCM o importante é saber se tem a presença ou ausência de um pulso. Ruídos são evitados já que no período que não chega sinal o bit é reconhecido como 0, e quando chega é o 1.

[pic 1] 

  1. Por que na modulação PCM a banda passante do canal para transmitir o sinal é maior que nas outras formas de modulação pulsada?

Largura do sinal reduzido é diminuída, aumentando banda passante. Fora o fato que tem a banda de guarda que tem que ser deixado no final, e a frequência é dobrada para ter o final completo.

  1. Quais são os motivos que levaram a escolher a modulação PCM como forma de modulação na telefonia?

Apresenta maior facilidade de recuperação de mensagem, e maior facilidade em remover/ignorar os ruídos.


  1. O que diz o teorema da amostragem (SHANNON)?

O teorema da amostragem descreve o requisito em relação a frequência de amostragem para que não ocorra sobreposição de componentes frequênciais. A frequência de amostragem deve ser 2x maior que a maior frequência de amostragem do sinal analógico.

  1. Mostre porque a freqüência de amostragem utilizada sempre deve ser no mínimo superior a taxa de Nyquist.

A frequência de amostragem deve ser pelo menos 2x maior que fm, para que assim não ocorra perda de informações. O mínimo que necessita ser superior é mostrado pela equação fm = fa-fm, no qual, quando isso acontece, o sinal fica junto a frequência primária e qualquer distorção ou ruído ocorrido, acontece uma perda de informações no caminho.

[pic 2]

  1. Qual é a função do filtro passa baixas utilizado antes da amostragem?

O filtro passa baixa tem por objetivo limitar a sua máxima freqüência (fm) e evitar as distorções devidas a sobreposição de espectros. (teorema de amostragem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com