TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcm Como Ferramenta De Manutenção Em Uma Indústria De Chuveiros Elétricos

Ensaios: Pcm Como Ferramenta De Manutenção Em Uma Indústria De Chuveiros Elétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  8.612 Palavras (35 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 35

1 INTRODUÇÃO

No mundo globalizado e capitalista em que se vive, nota-se cada vez mais a presença da obsolescência planejada que, aliada à avidez dos consumidores, provoca a intensa substituição dos produtos fabricados pelas diversas empresas dos mais variados setores.

A obsolescência planejada tem como finalidade promover nos consumidores a vontade contínua de obter determinado produto ou ainda uma atualização do mesmo, seja estética, tecnológica ou funcional.

Para que essa estratégia de mercado resulte na satisfação das necessidades do consumidor e consequentemente em lucro, deve haver antes, todo um Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP).

Esse PDP possibilita a manufaturabilidade do produto, onde são avaliadas as possibilidades e restrições tecnológicas, as necessidades do mercado e as estratégias competitivas da empresa, sendo que o produto é planejado desde o seu projeto inicial até a sua descontinuidade no mercado.

Logo, para atender às crescentes demandas, busca-se a obtenção de um processo produtivo tal, que possa operar com a sua capacidade máxima e garantir a qualidade dos seus produtos (fazendo-os cumprir com a sua função). Com isso, faz-se necessário manter as máquinas disponíveis e confiáveis, ou seja, é primordial que a manutenção atue de forma eficiente e eficaz.

A correta gestão da manutenção fará com que a produção seja contínua, sem ter que se preocupar com possíveis falhas apresentadas nas máquinas ou equipamentos geradas pela manutenção corretiva ineficaz ou ainda pela sua inexistência.

O presente estudo trata das questões referentes à aplicação do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) numa indústria de termoplásticos, no setor de injeção plástica, mostrando como funciona atualmente a gestão da manutenção, quais os pontos positivos e negativos e o que pode ser melhorado através do PCM.

1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo geral

Avaliar o atual modelo de gestão da manutenção, no setor de injeção plástica de uma fábrica de duchas, por meio do programa de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM).

1.1.2 Objetivos específicos

 Caracterizar o atual modelo de gestão da manutenção no setor de injeção plástica de uma fábrica de duchas;

 Analisar a atual situação da manutenção no setor de injeção plástica de uma fabrica de duchas;

 Estabelecer um plano de melhoria para a gestão da manutenção que atenda às necessidades da Indústria.

1.2 Justificativa

Partindo da premissa de que toda empresa nasce com um único objetivo: atender às necessidades dos seus clientes e acionistas e, consequentemente obter lucro, destaca-se como principal responsável pelo atingimento desse objetivo a função produção.

No entanto, cada vez mais aumenta a concorrência no mundo empresarial e, como já se sabe, o mercado consumidor é quem dita o preço a ser pago por determinado produto ou serviço. Com isso, as organizações são obrigadas a otimizar seus processos produtivos, a fim de reduzir o custo de seus bens ou serviços.

Logo, ao se utilizar do fato de que toda empresa nasce fadada ao fracasso ou ao insucesso, quando da falta de um planejamento inicial ou ainda de falhas gerenciais, pode-se aferir que é necessário ser uma corporação competitiva. Para tanto, é fundamental que a função produção esteja disponível e seja confiável, principalmente no contexto atual, onde o processo produtivo passa a ser, quase que em sua totalidade, automatizado.

Devido a essa automatização acentuada, a função manutenção advém, do que antes era denominada um mal necessário, para o que atualmente é tida como vantagem competitiva. Essa vantagem deve-se à relação direta dos custos indiretos incorridos da manutenção com o custo final do produto.

Contudo, esse trabalho se justifica porque através da adoção das práticas do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), dentre elas podem ser citadas: uma base de dados confiável aliada a um histórico dos equipamentos, torna-se possível a geração de dados estatísticos quantitativos e qualitativos que servirão para um eficiente planejamento da manutenção e consequente ganho em produtividade. Assim, por meio de uma programação mais precisa, pode-se direcionar os recursos da manutenção, em momentos oportunos, na redução dos elementos críticos presentes em uma indústria, tais como o elevado índice de paradas indesejadas, de forma a aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, melhorando seu desempenho e tornando a empresa competitiva.

1.3 Caracterização da Empresa

A Duchas Corona, fundada em 1962, é pioneira na fabricação de duchas em termoplástico com alto desempenho. Antes de sua chegada no mercado, as únicas opções para o banho eram: o aquecimento a gás ou o chuveiro elétrico metálico, ambas parcialmente suficientes, pois a distribuição de gás no país era deficiente e a periculosidade existente na falta de aterramento das tubulações de ferro, respectivamente.

Percebendo essa demanda latente, a Corona lançou a ducha plástica, uma opção mais econômica e segura para o banho. Embora tenha enfrentado muitos desafios, devido à concepção da matéria-prima à base, principalmente, de polipropileno, a indústria conseguiu mostrar ao mercado que era possível desenvolver duchas com um excelente custo-benefício, tornando-se o primeiro fabricante de duchas plásticas do mundo.

A empresa conta com duas unidades: uma em Aracaju/SE, outra em Guarulhos/SP, empregando cerca de 1200 colaboradores. Todos os produtos Corona têm seu desempenho aprovado pelo INMETRO e está em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Além de atenderem às recomendações fundamentais da Internacional Electrotechnical Comission (IEC).

O portfólio de produtos da Corona é composto por: Duchass, Ballerina, Gorducha 3T, Gorducha 4T Power, Gorducha 10, Banhão Power, Banhão Hand Control Power, Banhão Pressurizado, Corona II, Ducha Articulável, Turboduchass, Megabanho, Megabanho Pressurizado, Megabanho Turbo, Megabanho Turbo Pressurizado, Megabanho XL, Quatro Estações Eletrônicas, Flex Eletrônica, Banho Total, Torneira Articulável Parede, Torneira Articulável Bancada, Torneira Articulável.

O presente estudo será realizado na Duchas Corona, unidade de Sergipe, a qual realiza todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com