TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL, CAMPO DE ATUAÇÃO, CERTIFICAÇÕES NECESSÁRIAS, FAIXA SALARIA

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

José Wellington da Silva
Matricula: 201903283361

PROFISSIONAIS DE T.I.: PERFIL PROFISSIONAL, ATIVIDADE DESENVOLVIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, CAMPO DE ATUAÇÃO, CERTIFICAÇÕES NECESSÁRIAS, FAIXA SALARIAL.

Fortaleza

2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1 e 2

2.        DESENVOLVIMENTO        3

2.1.        Engenheiro de Redes de Comunicação        3

2.2.        Analista de Qualidade        4

2.3.        Analista de Sistemas        5

2.4.        Administrador de Redes        6 e 7

3.        CONCLUSÃO        8

REFERENCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

As empresas têm o setor que leva o nome e muita gente só descobre realmente o que faz o TI quando algo dá errado e a orientação de emergência é ir atrás do profissional responsável.

Mas o que é TI, afinal? A sigla significa Tecnologia da Informação. Por mais que pessoas leigas não ouçam falar muito frequentemente, os profissionais são indispensáveis em órgãos públicos, empresas privadas, entidades, instituições das mais variadas áreas de atuação, escolas e muito mais.

O setor de TI é responsável pela infraestrutura, banco de dados e pelo software. Ele tem como funções a criação e a administração da comunicação, através de recursos de computação. E quem é que trabalha hoje sem precisar de uma comunicação eficaz, eficiente e que esteja 24 horas disponível com qualidade?

A verdade é que a tecnologia ocupa um espaço tão essencial hoje que tudo depende dela para funcionar corretamente, para ser produtivo e ter lucros. E, quando ela falha, é que se tem a real noção da importância da gestão de comunicação por um TI. Portanto, ele lida com estrutura de qualidade e com a solução para os problemas que possam surgir no dia a dia de companhias e até mesmo pequenas empresas.

A carreira de TI permite que ele conheça as mais variadas áreas de trabalho. O profissional pode atuar em uma infinidade de empresas, como design, empresas de comunicação, como televisão e produtoras, em finanças, em produção musical ou mesmo voltada para o cinema. Onde se necessita de armazenamento de dados de forma digital, como bibliotecas, já é um campo de oportunidades para o desenvolvimento da tecnologia da informação.

Boas características para se desenvolver um bom trabalho de TI são o raciocínio lógico, a proatividade, a desenvoltura e intimidade com tudo aquilo que corresponde ao mundo tecnológico (é claro!), além dos conhecimentos provenientes de curso superior ou curso técnico na área.

É importante ter conhecimento de idiomas? Sim, do inglês, que ainda é a linguagem universal e soberana em muitos equipamentos de uso frequente e indispensável do TI.

Uma excelente notícia é que o mercado de trabalho de TI está aquecido. Cada vez mais a sociedade precisa e se torna dependente de dispositivos modernos e que facilitam a vida, desde que por trás do uso deles exista uma equipe atuante e analítica, disposta a reduzir o tempo gasto com tarefas e a propor inúmeras outras facilidades.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Engenheiro de Redes de Comunicação

O engenheiro de redes, também chamado de engenheiro de telecomunicações, é o responsável pelo bom funcionamento das redes de telecomunicações de uma empresa. Junto com as equipes de operação, ele é o responsável por definir uma estratégia de evolução da infraestrutura de telecomunicação da empresa.

O cargo de engenheiro de redes exige conhecimentos técnicos de alta tecnologia na área das redes e telecomunicações (infraestrutura, cabos, protocolos, instrumentos de administração, de segurança, etc.), assim como capacidades relacionais e organizacionais de chefe de projeto a fim de coordenar as equipes técnicas. Um engenheiro em telecomunicações deve dominar várias especialidades entre as quais eletrônica, informática, técnicas de transmissão e possuir noções de administração de empresas.

A função de engenheiro de redes está aberta aos titulares de um diploma de engenheiro em telecomunicações ou de engenheiro geral com uma especialização em rede ou telecomunicações.

O salário médio de um engenheiro de redes no Brasil é de 7.856. Este salário pode variar entre 4.300 e 12.600 e tem por base 8 salários mínimos.

  1. Analista de Qualidade

O Analista de Qualidade em muitas organizações é o profissional que faz acontecer tudo relativo à Qualidade: mapeia e verifica os processos; analisa não conformidades e investiga causas; redige e revisa procedimentos da área e avalia os de outras áreas relacionadas com a Qualidade.

Precisa se manter atualizado com respeito às normas da área e controla estes e outros documentos importantes do SGQ. Ele também prepara treinamentos e palestras de conscientização necessária à Qualidade, além de conduzir reuniões de CCQ, brainstorms etc.

Um Analista de Qualidade deve ter como competência profissional, Boa Comunicação; Capacidade Analítica; Visão Sistêmica; Bom Relacionamento; Pontualidade; Dedicação; Integridade; Competência profissional.

O Analista de Qualidade atua em diversas áreas ligadas ao controle de qualidade dentro de uma indústria ou laboratório. Fornece suporte no desenvolvimento, na produção e no acompanhamento de produtos e processos. Faz inspeções, preenche relatórios, identifica produtos ou serviços que não estão dentro do padrão exigido, solicita aprovação de produtos, promove treinamento de funcionários etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (233.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com