TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade uniron

Por:   •  17/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 3

O que são estes servidores DNS?

DNS é a sigla para Domain Name Server que significa Servidor de Nomes de Domínio. Basicamente ele transforma um “nome” de domínio (por exemplo dicasemgeral.com), num endereço IP que é o endereço REAL do domínio (por exemplo 187.17.123.241). Esses servidores possuem então uma série de tabelas, ligando “nomes de domínios” a “endereços IP”. Quando um nome não é encontrado ali, ele pergunta para um “outro” servidor se ele sabe o endereço, recebe a informação e atualiza sua própria tabela para novos acessos. Este é o funcionamento “básico” de como funciona “nomes de domínios” na internet.

Porém, ao mesmo tempo que é simples, também é um componente fácil de ser mal utilizado, seja porque foi configurado para não ser atualizado com muita frequência, ou está com a tabela corrompida, ou sofreu algum ataque de hacker que alterou suas tabelas etc., por isso, é sempre interessante no caso de verificar que algum site não está sendo acessado, se o problema é realmente no site, ou no servidor de nomes que está sendo utilizado.

Uma maneira de resolver isso, é passar a utilizar servidores DNS mais confiáveis, mais estáveis e mais completos, principalmente se o seu provedor de internet possui problemas constantes, e um dos servidores DNS gratuitos mais utilizados e mais confiáveis é o do próprio Google  (ele disponibiliza o acesso para quem desejar), que são os servidores nos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Mas como configurar isso?

Existe 2 maneiras: ou configura no seu roteador, ou então na sua própria placa de rede. Como existem centenas de roteadores diferentes, e cada um com telas diferentes, resolvemos colocar aqui neste artigo, como configurar o servidor DNS direto na máquina, pois basicamente significa como configurar no seu Windows ou Mac.

Colocamos então aqui 3 guias:

  • Configuração no Windows 7
  • Configuração no Windows XP
  • Configuração no Max OS X

Basta seguir os exemplos que não há problema nenhum. Teoricamente não precisa nem reiniciar o sistema, mas caso não funcione, tente reiniciar após a configuração.

Vamos então aos exemplos de configuração:

Windows 7

A configuração é bem simples como veremos a seguir.

Primeiro selecione o “Painel de Controle” e no painel de controle selecione a opção Rede e Internet.

[pic 1]

Selecione a primeira opção “Central de Rede e Compartilhamento”.

[pic 2]

Irá aparecer informações sobre sua conexão na internet. Clique no quadro da esquerda a opção de“Alterar as configurações do adaptador”.

[pic 3]

Atenção que se sua máquina tiver mais do que um adaptador, tem que saber qual é o que você usa para a internet. Note na imagem abaixo que no meu caso eu tenho 2 conectores, mas um deles está desconectado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (341.6 Kb)   docx (226.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com