TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GTI - IV

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

A necessidade de melhora na produtividade, redução de custos e maior qualidade na construção de software são demandas contínuas nas organizações. Os projetos de software, geralmente, têm que ser robustos, atuar sobre problemas complexos, e estar implantados em curto prazo.

É neste cenário que a Software Developer, uma empresa focada no desenvolvimento de soluções de software corporativo, atua. Como uma Fabrica de Software a Software Developer fornece soluções de gestão tendo como nicho de mercado o setor bancário, com soluções para Sistemas de Consórcio, Sistemas Financeiros e Sistemas de Empréstimos.

Porém problemas técnicos, gerenciais, administrativos e trabalhistas têm causado grandes dificuldades para a empresa, a qual necessita de melhorias nos processos, capacitação de funcionários, adoção de padrões e metodologias que possam contribuir de forma significativa para governança da empresa e que permitam assim a organização potencializar a utilização dos recursos, reduzir custos, e melhor a eficácia e qualidade dos serviços prestados.

A Consulting elenca neste documento os problemas encontrados na Software Developer e as melhores práticas para solucioná-los.

TELECOMUNICAÇÕES

As telecomunicações correspondem à transmissão, emissão ou recepção de símbolos, caracteres, sinais, imagens, sons ou informações de qualquer natureza por fio, rádio, eletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético. A telecomunicação é, portanto, uma forma de ampliar o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância" - e a palavra "comunicação" deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar").

O surgimentos da eletrônica torna-se a pedra fundamental para as telecomunicações, a princípio na transmissão e, em breve , também no campo do circuito de comutação .

Com a invenção do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), na decada de 1940, começa a era da informática. É, a partir, dai que informática e telecomunicações inevitavelmente começam a interagir: o primeiro com o rápido processamento de dados tornou possível, ao mesmo tempo, graças ao segundo, que os dados podessem ser enviados para um local distante.

O desenvolvimento da microeletrônica e informática revolucionou radicalmente, tanto em redes de telecomunicações e requisitos de desempenho para as rede. Em meados dos anos sessenta deu-se origem ao conceito de " rede de comutação de pacotes ", em vez da idéia convencional de rede de comutação de circuitos. De acordo com esse modelo, não deve haver hierarquia nos nós de uma rede, mas cada nó deve antes ser ligado a muitos outros e ser capaz de decidir e, em caso de necessidade, modificar o roteamento de pacotes. Cada pacote é uma massa de dados que consistem de duas partes principais, um 'header ' contendo informações de roteamento e um "corpo" que contém os dados reais.

Neste contexto foi desenvolvido, o conjunto de protocolos TCP / IP, o que tornou possível a comunicação de computadores e máquinas heterogêneos através de uma série de camadas físicas e lógicas. Rede de comutação de pacotes e TCP/IP foram posteriormente escolhidos pela ARPANET para um projeto militar de longa escala e alcance.

O resto da história é conhecida: em 1983, a ARPANET tornou-se disponível para as universidades e centros de pesquisa, e foi essa interligação de redes que finalmente deu origem ao que viria então se tornar a Internet.

INTERNET

Ainda principalmente acadêmico, a Internet não foi amplamente utilizada até os anos 1990, quando dois desenvolvimentos significativos chegaram. Em 1991, a World Wide Web foi iniciada com seus Hyperlinks e fez a navegação, juntamente com o familiar sistema de nomes de domínio, muito mais fácil do que no passado. E em 1993, o primeiro browser, o Mosaic, chegou, para trazer uma experiência gráfica aos usuários.

A Internet, em especial o WWW na década de 1990, abriu avenidas inteiras de comunicação e compartilhamento de informações. A capacidade de rápida e facilmente compartilhar informações em escala global trouxe consigo todo um novo nível de liberdade de expressão a indivíduos e organizações, fornecendo a capacidade de publicar sobre qualquer assunto, para uma audiência global, a um custo insignificante, especialmente em comparação com qualquer tecnologia de comunicação anterior.

Em meados dos anos 1990, um número estimado de 45 milhões de usuários estavam usando a Internet. Em 2000, esse número explodiu para mais de 400 milhões. A Internet vinha oficialmente para ficar.

Esse crescimento fez a importância da Internet aumentar em larga escala, tornando-a um dos mais promissores e significantes mercados econômicos. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) estima que o número de usuários de internet no mundo já tenha superado os 2 bilhões. Esse número tem crescido motivado principalmente pela rápida evolução das tecnologias de comunicação móvel.

A internet rompeu distancias, revolucionou as formas de comunicação e afetou quase tudo que fazermos. Por conta do surgimento e o aumento em grande escala do acesso universal sem fio via tecnologias Wi-fi, WiMax, 3G, HSPA, EV-DO, 4G e outros formatos, somada a proliferação de dispositivos móveis como tablets, smartphones, e-books e notebooks tornou o mundo móvel. Granças a flexibilidade dada pelo conjunto TCP/IP e os protocolos do modelo OSI que fornecem uma base sólida sobre a qual a comunicação entre dispositivos de diferentes tipos - seja um laptop ou um telefone celular, um iPod ou um navegador GPS – seja simples e fácil de realizar.

Assim, apesar de relativamente jovem, a Internet tornou-se onipresente, mais rápida, e cada vez mais acessível aos usuários. Suas comunidades, sites de redes sociais e serviços de colaboração tem crescido rapidamente, permitindo que as pessoas se comuniquem e compartilhem interesses das maneiras mais diversas, revolucionado o modo como trabalhamos, vivemos, e aprendemos.

PROJETO PW3

Como disse Heráclito no século 4 A.C., “Nada é permanente, exceto a mudança!”

Com sua evolução e amadurecimento a Internet deixou de ser uma rede de computadores para se tornar uma plataforma de serviços. As páginas WEB deixaram de ser baseada em Hipertexto, em linhas de conteudo HTML,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com