TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração computadores

Resenha: Geração computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

Primeira geração:

A primeira geração é constituída pelos computadores construídos entre os anos 1950 e 1960. Trata-se das primeiras máquinas deste tipo fabricadas com fins comerciais, sendo o componente eletrónico básico que tornava possível o seu funcionamento a válvula de vácuo (dispositivo eletrónico formado por dois eletrodos encerrados numa ampola em que se criou um vácuo). Estas máquinas programavam-se diretamente em código máquina e eram capazes de realizar até 1000 instruções por segundo.

Segunda Geração:

 A segunda geração é a que compreende os computadores construídos entre 1960 e 1965. Caracteriza-se pelo fato de o componente eletrônico, sobre o qual se baseia, ser o transistor (dispositivo eletrônico que atua como um interruptor, já que determina a passagem ou não da corrente entre dois pontos , em função da tensão aplicada a um terceiro ). Este fato faz com que a referida geração reduza substancialmente o consumo de energia e o volume ocupado pelas máquinas, assim como por um aumento da fiabilidade e da velocidade de cálculo das instalações. Os progressos do sistema lógico dos computadores deram lugar ao aparecimento dos sistemas operativos, do processamento em regime de multi-utilizador das linguagens de alto nível , etc.

Terceira Geração 

A terceira geração, que abarca o período de 1965 a 1975, caracteriza-se fundamentalmente pela redução das dimensões das instalações, já que a sua construção e funcionamento se baseia no emprego de circuitos integrados. Por volta de 1974, logrou-se obter, graças às técnicas VLSI (Very Large Scale Integrator, integração a muito grande escala) um circuito integrado que albergava até 20 000 componentes numa superfície de 25 mm2.

Quarta Geração 

A quarta geração abarca o período desde 1975 até aos nossos dias e caracteriza-se fundamentalmente pela continuação do processo de integração que culminou, em 1975, com a consecução de uma escala de integração que permitia colocar 60 000 componentes numa superfície de 25 mm2. Neste aspecto, a integração dos circuitos alcança o nível de VLSI, isto é, a de pelo menos 1000000 transistores em 25 mm2. Por esta razão está ligada com o aparecimento do microprocessamento (chip no qual se integram a unidade aritmética e lógica, a unidade de controle e os registos, isto é, a obtenção mediante circuitos integrados de uma unidade central de processamento). O aparecimento do microcomputador permitiu, para além do mais, que a informática se popularizasse, chegando a todos os cantos do planeta e aplicando-se a grande quantidade de atividades humanas, passando a fazer parte da vida do ser humano. Esta etapa caracteriza-se pela especialização das aplicações da informática, entre as quais se destacam as telecomunicações , o tratamento eletrônico da imagem, as bases de dados(coleções de dados inter-relacionados e estruturados que se armazenam independentemente do programa utilizado e que permitem evitar problemas tais como a duplicação da informação contida nos ficheiros), a inteligência artificial (ramo da informática que, superando o nível do cálculo aritmético, se especializa no tratamento lógico da informação), o desenvolvimento de sistemas específicos, o desenvolvimento de autômatos ou robots capazes.

Quinta Geração 

A quinta geração, posta em marcha pelas indústrias japonesas de setor e mediante a qual, a partir de 1981, se trabalha no desenvolvimento de computadores inteligentes, do ponto de vista do sistema físico, sem por isso abandonar a idéia de um sistema lógico que trabalhe com base na simulação dos processos que tem lugar no intelecto humano. O conceito das máquinas da quinta geração baseia-se em quatro elementos fundamentais: o módulo de resolução de problemas, o dispositivo de gestão das bases de conhecimentos, uma fase intermédia de linguagem natural e, finalmente, um módulo de programação. 

Desenvolvimento computadores pessoais e portateis até os dias atuais

Historia

No dia 12 de agosto de 1981 a IBM fez história no desenvolvimeto tecnológico, quando anunciou a disponibilidade de um computador pessoal - o IBM 5150. Naquela época ele custava US$ 1,565 e tinha excelentes 16K de memória, o que, nos dias de hoje, representa a capacidade necessária para não mais do que dois e-mail. A máquina não foi a primeira tentativa para popularizar a computação, mas rapidamente passou a definir um padrão global. Ela alterou a forma como os negócios passaram a ser feitos dali para a frente e causou uma revolução na computação doméstica. Tudo, da automação de planilhas às facilidades de edição e o rápido crescimento da Internet tornaram-se então possíveis. A equipe que desenvolveu a máquina era constituída por 12 engenheiros, liderada por Don Estridge, que ficou conhecido como o "pai do IBM PC".

Macintosh 128K é um computador pela Apple Inc lançado em 24 de Janeiro de 1984 Vinha com 128kb de memória - daí deriva seu nome, e rodava o System 1. Tinha tela preta e branca e mouse com um só botão - que foi o padrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com