TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDÚSTRIA DE PLACAS DE CPU

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

fabio pereira de sousa

maciel nogueira da silva

maria domingas barbosa dos santos

INDÚSTRIA DE PLACAS DE CPU

        

        [pic 3]

PALMAS - TO

2017

fabio pereira de sousa

maciel nogueira da silva

maria domingas barbosa dos santos

INDÚSTRIA DE PLACAS DE CPU

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia da Computação da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Cálculo Avançado: Números Complexos, Equações Diferenciais e Métodos Numéricos; Materiais Elétricos e Semicondutores; Arquitetura e Organização de Computadores; Algoritmos e Estrutura de Dados; Seminário Interdisciplinar: Globalização e Tecnologia.

Orientador: Prof. Alessandra Negrini Dalla Barba, Prof. Fernando Alves Negrão, Prof. Giancarlo Lopes, Prof. Gisele Alves Santana e Prof. Merris Mozer.    

[pic 4]

PALMAS – TO

                                                    2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................06
  1. TAREFA 01......................................................................................................06
  2. TAREFA 02......................................................................................................11
  3. TAREFA 03......................................................................................................14
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................ 17
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................18


  1. INTRODUÇÃO

        Os processadores ainda não eram compostos por uma unidade central, mas por módulos interconectados entre si.  Foi só no início da década de 70 que surgiram as CPUs desenvolvidas totalmente em circuitos integrados e em um único chip de silício.

A CPU (central Processing Unit ou Unidade Central de processamento) é um circuito integrado que controla todas as operações e o funcionamento do computador, responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Ela age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares- programas, jogos etc. e retornando resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa a CPU. Daí vem o termo “cérebro do computador”.

Algumas pessoas podem estar se perguntando- mas o “cérebro do computador” não é o processador atualmente, todos os componentes que compunha a CPU estão integrados em um, único chip denominado microprocessador. Este é empregado nos computadores atuais, como esse que estou utilizando para fazer este trabalho. Intel e AMD são empresas desenvolvedoras de microprocessadores. Um processador, por sua vez, já uma denominação um pouco mais abstrata. Todo microprocessador é um processador, mas nem todo processador é um microprocessador.

        Entre outros fatores, o que determina a “velocidade” de uma CPU é quantidade de instruções que ela é capaz de executar por segundo.

A essa “velocidade” se dá o nome de clock e utiliza-se a medida Hertz (Hz) para calculá-la, sendo um 1HZ equivalente a 1 instrução por segundo. Uma CPU com clock de 500 Mhz, por exemplo, é capaz de executar 500milhões de instruções por segundo. Já um mais atual, com 2,4Ghz, é capaz de realizar 2 bilhões e 400 milhões de instruções por segundo. Mas o clock não é tudo em uma CPU. O desempenho dela depende também do conjunto de instruções capaz de processar, quantidade de memória cachê, entre outros.

A fabricação de qualquer tipo de produto inicia-se com a matéria prima, e com os processadores não seria diferente. Um dos materiais mais empregados na fabricação de transistores e circuitos integrados (chips) é o silício, material extremamente abundante em nosso planeta, sendo possível extrai-lo da areia, granito, argila, casca de arroz etc. O silício é classificado como material semicondutor, ou seja, mediante certas circunstâncias, conduz eletricidade. Quando o silício é “misturado” a outros elementos de forma conveniente (processo conhecido como “dopagem”) ele bloqueia ou permite a passagem de corrente elétrica, possibilitando que se controle sua circulação e intensidade.    

           

                                                                                                                                                                                                                                               


2.         DESENVOLVIMENTO

A)        Tarefa 1

Setor I: Obtenção do silício

 O silício (latim: silex, sílex ou "pedra dura") é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atómica igual a 28 u. À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido. Foi descoberto por Jöns Jacob Berzelius, em 1823. O silício é o segundo elemento mais abundante da face da terra, perfazendo 25.7% do seu peso. Aparece na argila, feldspato, granito, quartzo e areia, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais). O silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (450 Kb)   docx (408.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com