TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementar um software

Tese: Implementar um software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do Projeto

Esse projeto tem por objetivo implementar uma ferramenta lógica de controle de fluxo de caixa pessoal, utilizando a plataforma Android, agregada a uma campanha de conscientização de saúde financeira pessoal para os alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual. Para a sua execução será realizado um levantamento de dados, fazendo uso do instrumento questionário, objetivando definir o perfil dos consumidores compulsivos, elencando hábitos, rotinas e preferências e, posteriormente produzir um software de alta usabilidade para esse perfil. Para o processo de conscientização será produzido cartilhas a serem distribuídas nas escolas agregado a pequenas palestras. Como resultado final espera-se desenvolver uma campanha com pré-adolescentes e transformá-los em multiplicadores em seu grupo familiar e social, posteriormente implementar uma ferramenta que auxilia as pessoas a planejar seu orçamento, de modo on-line, ou seja, independente de tempo e espaço, fazendo uso de celulares, e contribuir para a saúde financeira dos cidadãos.

Palavras-chave – Dispositivos móveis, fluxo de caixa e endividamento

1 Introdução

No mundo globalizado o que mantém a economia é o consumo, o processo é resultado da evolução das telecomunicações, que possibilitou expansão de mercado, das organizações dos países em blocos, como é o caso do Mercosul e grandes corporações e organizações multinacionais que espalham seus investimentos em todos os continentes.

A produção em massa requer um marketing que desperta em cada um o lado consumista que agregado a um crédito farto viabiliza ao consumidor aquisições instantânea com pagamentos futuros. A conseqüência desse processo, principalmente no Brasil, é o endividamento crônico, segundo o IBGE 2012 já são 42 milhões de brasileiros com esse diagnóstico. O Banco Central reforça essa estatística, e acrescenta que além de aumentar o número de endividados o número de brasileiros com dívidas superiores a R$ 5 mil passou de 10 milhões para 23 milhões. (ADM 2012).

Bariola (2011) afirma que:

“O dinheiro é um dos principais elementos da modernidade para a concretização de uma Vida Financeira Saudável, fazendo reinar a Paz, a Saúde e o Crédito. Ele não é o objetivo final, mas o meio através do qual podemos suprir nossas necessidades básicas e realizar nossos desejos. Todos aqueles que não aprenderam a administrar suas vidas financeiras pessoais enfrentam grandiosas dificuldades. É o que demonstra o dia-a-dia.”

Então pergunta-se: Qual a causa de tanto endividamento? O que conduz um indivíduo a consumir mais do que pode? O que é adquirido realmente se faz necessário?

Entre as inúmeras causas pode-se citar a ausência de disciplinas no currículo do ensino fundamental e ensino médio que desenvolva a habilidade de construir e gerenciar seu projeto de vida onde conceitos econômicos seriam a base para a sua execução. Conteúdos isolados não permitem racionalizar o todo. Ensinam-se juros simples e compostos, mas não se aplica a gestão pessoal.

Como conseqüência conduz o cidadão ao desequilíbrio emocional, corrompendo sua estabilidade emocional e conduzindo a novos endividamentos, é um ciclo em que o desequilíbrio e compulsão representam o marco início/fim do processo. Bariola (2011) afirma que o endividamento acaba ameaçando a saúde do endividado, conduzindo até mesmo ao suicídio e prejudicando sua interação com a sociedade.

Outra causa a ser citada é a mobilidade humana. No mundo contemporâneo aplicam-se hábitos de vida diferenciados, horários irregulares e a ausência de tempo para gerenciar a própria vida, que acaba sendo deixada para segundo plano.

As pessoas não dispõem de ferramentas que viabilizam controles financeiros pessoais independentes de espaço e tempo, mesmo com tecnologias da comunicação altamente evoluídas. A computação em nuvem é um exemplo disso, para Foster (2008) computação em nuvem representa um paradigma de computação distribuída impulsionado pela economia de escala, na qual um conjunto gerenciável do poder computacional tais como computação em cluster, sistemas distribuídos em geral, armazenamento e plataformas consideradas abstratas, virtualizadas e dinamicamente escaláveis são entregues sob demanda a clientes externos através da internet. Essa tecnologia permite através de dispositivos da computação móvel, como celulares, tornar imperceptíveis os limites geográficos e tornar as ações independentes do fator tempo.

A computação móvel introduziu no cotidiano a mobilidade das ações pessoais através de equipamentos que podem ser carregados para qualquer lugar. Essa tecnologia surgiu em decorrência da própria necessidade de locomoção do seres humanos e agregado a tecnologia da comunicação tornou-se uma poderosa ferramenta.

A plataforma Android, sistema operacional móvel, dispõe de recursos que possibilita a implementação de aplicativos para celulares e desktop, altamente flexível com grande capacidade de adaptação.

Esse projeto visa desenvolver um software para a computação móvel com o intuito de fornecer ferramentas de gerenciamentos de contas pessoais, permitindo ao seu usuário acessar independente do espaço-tempo. O mesmo está organizado em 8 seções sendo elas: objetivos, justificativas, viabilidade, metodologia, cronograma, resultados esperados e referências bibliográficas.

2. Objetivos

Implementar um software com portabilidade em equipamentos móveis e/ou desktop para gerenciar o fluxo de caixa pessoal em tempo real mantendo sincronização com a conta bancária.

Para atender o objetivo geral se faz necessário decompor em objetivos específicos sendo eles:

• Definir o perfil do consumidor compulsivo.

• Modelar o sistema conforme o perfil definido considerando o indicador usabilidade, portabilidade e interoperabilidade.

• Implementar o sistema fazendo uso da Plataforma Android implementar conexão com sua conta bancária.

• Produzir uma cartilha educativa com o tema “Pacto de Responsabilidade Financeira”

• Efetivar um trabalho de conscientização a alunos do ensino médio da rede pública com auxílio da cartilha.

• Aplicar teste de modo a aferir se o aluno apresenta princípios de controle econômico pessoal antes e depois do trabalho de conscientização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com