TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Feedback

Artigo: Importância do Feedback. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/12/2014  •  Artigo  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do FEEDBACK.

Neste conceito entendemos que não há pontos negativos em um feedback, em todos os sentidos ele deve ser visto como uma oportunidade de se desenvolver, de aprender é uma prova de amizade, confiança e bom relacionamento.

O que antecede um Feedback?

Quem dá o Feedback, sente um frio na Barriga, uma angústia, uma indecisão “Falo ou não Falo?

Quem recebe, arma todo o sistema de defesa, fica nervoso e ansioso, deixa pouco espaço para refletir.

No entanto, este deveria ser uma prática comum, e mais importante, é meio de ajudar alguém a se desenvolver ou ser desenvolvido, a sociedade tende a colocar o feedback como uma crítica na sua maioria destrutiva, mas na verdade, não podemos acreditar que alguém irá acordar no dia e falar para si próprio “Hoje vou fazer uma crítica para destruir o fulado”, é totalmente ao contrário, pois quando alguém toma a iniciativa para falar para o outro, ele quer na realidade, fazer com que o mesmo reflita e corrija o seu jeito, ele está sempre procurando ajudar. “Não é propósito deste texto avaliar o conteúdo do feedback, onde pode ter vindo com crenças e valores diferentes e divergentes de quem está recebendo”

Na verdade, dar feedback é algo que só é feito quando existe a preocupação positiva com o outro. O Feedback quanto mais simples, específico, com respeito, sem julgamentos, melhor e mais efetivo será o resultado.

Para quem recebe, desligue os mecanismos de defesa, se a pessoa está investindo o tempo dela, é porque se preocupa com você e quer ajuda-lo, portanto escute, entenda, se coloque na perspectiva do outro e reflita sobre ela, não discuta ou debata neste momento, inclusive não concordando, pode ser uma oportunidade para retribuir o Feedback.

Cada pessoa é única, não existe fracasso, o resultado foi a melhor escolha que estava disponível no momento, o feedback é a oportunidade para influenciar positivamente nos próximos resultados, é o aprendizado na próxima escolha.

Como contribuição abaixo deixo um exercício para reflexão, com o objetivo de fazer com que você recebe um feedback de forma aberta e construtiva.

1. Imagine uma situação na qual tenha tido dificuldade de aceitar o feedback de alguém. Talvez você tenha respondido de forma agressiva ou talvez tenha adotado uma postura defensiva. É uma situação em que você gostaria de ter tido a opção de responder de forma aberta e construtiva. (Você pode ou não concordar com o feedback dado.)

2. Ao passar novamente por essa situação, verifique se está "em seu lugar" ou se está se colocando no lugar de outra pessoa, capaz de se ver e escutar como se fosse um observador.

3. Se ainda não estiver dissociado, saia de sua posição (dissocie-se), para poder ver-se e ouvir-se como observador, lembre-se você está vendo você.

4. Você está no filme e tem acesso aos controles, você pode mudar o brilho, a cor e o volume, também pode mudar a forma de sentir e responder do "você" da tela.

5. Decida como gostaria que o "você" respondesse depois de receber um feedback. O que gostaria que o "você" de lá pudesse dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com