TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Information Technology Infrastructure Library

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

O framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que em português significa: Biblioteca de Infraestrutura de TI. Que é uma coletânea de livros que contém em seus conteúdos das melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. GSTI - Gerenciamento de Serviços de TI (ou Gestão de Serviços de Informática), do inglês IT Service Management (ITSM), tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade e alinhado às necessidades do negócio, buscando redução de custos a longo prazo.

Embora muitos considerarem a ITIL como uma metodologia, ele está muito longe disso, a ITIL foi escrita para ser adaptável para qualquer empresa, por isso é um erro chamar a ITIL de metodologia. A ITIL organiza as boas práticas por meio de processos e se encaixa melhor como um framework ou modelo. Portanto, a ITIL não é prescritivo. Esse modelo pode ser implementado gradualmente. Cada cliente deve avaliar o que melhor se encaixa para si em determinado momento.

A importância da ITIL:

- Clareza e Agilidade na priorização de demandas, isto é, quais são urgentes e quais não são, tornando mais fácil o trabalho.

- Redução no número de incidentes controlando eventos que podem ou não causar interrupções nos serviços de TI.

- Reduções de custos e riscos de TI

- Alinhamento de TI com estratégia de negócio

- SLAs negociados

- Processos de negócios

- Eficiência na entrega de serviços

- Serviços e processos imensuráveis

- Otimização da experiência do cliente

- Linguagem comum: A adoção de um mesmo padrão de excelência facilita a interação dos envolvidos, uma vez que todos estão norteados pelo mesmo conceito.

Os objetivos de cada livro da biblioteca ITIL:

Livro 1. Estratégia de Serviço (Service Strategy) - Foca nas necessidades do consumidor (Cliente) e direciona corretamente as atividades nos setores de TI. 

Livro 2. Desenho de Serviço (Service Design) - Foca nas estratégias comerciais, itens de segurança e coordenação de projetos.

Livro 3. Transição de Serviço (Service Transition) - Foca na entrega de serviços com qualidade e que atenda as necessidades do cliente.

Livro 4. Operação de Serviço (Service Operation) - Foca no dia a dia, em manter os serviços disponíveis e com o menor número de erros possíveis.

Livro 5. Melhoria Contínua de Serviço (Continual Service Improvement) - Foca na implantação e melhoria dos serviços de TI. Neste processo é necessário que gestores e lideres acompanhem as mudanças culturais da empresa.

Podemos concluir que, a ITIL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_servi%C3%A7os_de_TI

https://www.euax.com.br/2018/10/itil-o-que-e-importancia-como-implantar/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com