TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inspeção de Software

Tese: Inspeção de Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

4. DESENVOLVIMENTO

4.1

a) Inspeção de Software

A inspeção de software é realizada por equipe especializada em encontrar defeitos no código, bem como não-conformidade com padrões (exemplo: ausência de documentação no código). Cada estágio de teste (unidade, integração, aceitação e sistema) pode descobrir e remover 30% dos defeitos existentes. Cada inspeção dos modelos pode descobrir e remover 65% dos defeitos existentes. Cada inspeção do código pode descobrir e remover 60% dos defeitos existentes

É um processo contínuo durante a codificação onde são detectados:

• defeitos nos dados;

• defeitos de controle;

• defeitos de entrada/saída;

• defeitos de interface (acoplamento);

• defeitos de armazenamento;

• defeitos de tratamento de exceções.

Normalmente dois ou mais engenheiros verificam o produto de trabalho de outro engenheiro, para encontrar defeitos e problemas.

O objetivo não é corrigir problemas e sim encontrá-los para que o desenvolvedor corrija depois.

O momento de fazer uma inspeção é quando o engenheiro terminou o desenvolvimento do produto e corrigiu todos os defeitos óbvios

Devem iniciar à medida que os primeiros artefatos forem produzidos

Nesse ponto, o engenheiro precisa de ajuda para encontrar problemas remanescentes

Assim, um dos maiores benefícios de se utilizar inspeções de software é a detecção de defeitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software, facilitando a correção destes defeitos com menor esforço e custo. Desta forma, de acordo com (JONES, 1991), o esforço com retrabalho é reduzido em média para 10% a 20% do esforço total de desenvolvimento. Esta redução no retrabalho pode implicar em melhorias significativas para a produtividade de software. De acordo com (BOEHM et al., 2000) a maior redução de esforço é gerada pela melhoria de (1) maturidade de processos de software, (2) arquiteturas de software e (3) gerência de riscos é proveniente da redução do retrabalho. Resultados experimentais mostram como este benefício pode afetar as variáveis, esforço, produtividade, tempo e custo, mencionadas na seção anterior:

Esforço: O departamento de desenvolvimento da Ericsson em Oslo, Noruega, calculou uma redução bruta do esforço total de desenvolvimento em 20% aplicando inspeções. Além disto, resultados de estudos mostram que a introdução de inspeções de projeto pode reduzir o esforço com retrabalho em 44%.

Produtividade: De acordo com (GILB e GRAHAM, 1993), inspeções aumentam a produtividade de 30% a 50%;

Tempo: De acordo com (GILB e GRAHAM, 1993), inspeções reduzem o tempo de desenvolvimento de 10% a 30%;

Custo: Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com