TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução - Projeto de rede

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O avanço das tecnologias tem levado nossa sociedade a experimentar novas possibilidades, e em um futuro próximo, todos irão necessitar, em algum momento, do acesso à Internet. A conectividade, querendo ou não, é uma necessidade em nosso dia a dia. Este trabalho também buscará demonstrar essa realidade aproximando as novas tecnologias e a conectividade do cotidiano de uma micro empresa. A proposta do projeto será apresentar uma solução que permita levar internet e tecnologia de ponta, de forma simples, eficaz e objetiva.

Se para o cidadão o acesso à Internet é uma necessidade, o mesmo acontece para as empresas. Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.

Assim, o presente projeto tem por objetivo desenvolver uma proposta de LAN (local area network) para as filiais da empresa “Essência e Sabor do Café”. O projeto leva em conta as disciplinas estudadas no Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e permite aprofundar o estudo prático assim como ampliar o aprendizado em momentos extra sala de aula.

A necessidade de informação é o grande dilema da nossa Sociedade Informacional. O acesso fácil à informação e a conectividade cobram do cidadão e das empresas um novo patamar de interação.

De acordo com Costa (2011, p. 18),

“uma nova realidade está presente e invade a vida de todos os cidadãos da sociedade da informação. É a possibilidade de acessar conhecimentos com diversas áreas, origens, formatos, culturas, e níveis de complexidade. É preciso nesta nova dinâmica social saber colaborar, compartilhar, trocar, interagir e aprender continuamente. Assim, a possibilidade de acesso e as novas dinâmicas sociais demandam novas competências a serem desenvolvidas especialmente no aspecto informacional.”

Neste contexto o aprendizado acontecerá de forma mais dinâmica, uma vez que o aluno poderá vivenciar na prática tudo aquilo que foi ministrado durante o bimestre, em sala de aula, de forma teórica, por seus professores.

O projeto irá detalhar a implantação de toda a infraestrutura de rede de computadores necessária para as filiais da empresa “Essência e Sabor do Café”, demonstrando o planejamento do processo de implantação com foco na funcionalidade da rede, desempenho, disponibilidade, escalabilidade, segurança e facilidade de gerência e gestão.

A importância da competitividade para as empresas é destacado por Nakamura (2007, p. 35) ao detalhar que o concorrente, agora, pode estar em qualquer parte do mundo e, para superá-lo, é necessário, mais do que nunca, fabricar produtos de qualidade, prestar bons serviços e manter um bom relacionamento com os clientes, sejam eles internos ou externos. A infraestrutura de rede, serviços de tecnologia da informação e conectividade são fundamentais para a efetividade do negócio empresarial.

Para que a empresa possa atingir o uso efetivo de sua rede serão implantados serviços básicos como servidor de arquivos, compartilhamento de informações, controle de acesso à internet e segurança da informação. O projeto também apresentará o detalhamento dos projetos lógico e fı́sico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com