TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III – PROJETO REDE LAN CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

rojeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III – PROJETO REDE LAN CAFETERIA ESSENCIA E SABOR DO CAFÉ

Com base na evolução tecnológica dos dias atuais, este Projeto Multidisciplinar proposto pela Universidade Paulista – UNIP, visa aplicar o conhecimento adquirido pelas disciplinas de Ética e Legislação Profissional, Matemática para Computação, Metodologia Científica e Fundamentos de Rede de Dados e Comunicação, através da implementação de uma rede de computadores em uma cafeteria, visando a modernização do ambiente e a otimização do atendimento ao cliente.

Palavras-chave: cafeteria, atendimento, tecnologia.

ABSTRACT

Based on the technology evolution of the current days, this Multidisciplinary Project proposed by the Paulista University – UNIP, aim apply the knowledge acquired by subjects of Ethic and Professional Legislation, Math for Computation, Scientifc Methodology and Fundamentals of Data and Communication Network, through implementation of a network of computers in a coffee shop, aiming the modernization of the environment and the optimizacion of the customer service.

Keywords: coffee shop, attendence, technology

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. FUNDAMENTOS DE REDE DE DADOS E TELECOMUNICAÇÕE 8

2.1. Projeto Físico de Rede 8

2.2 . Projeto Lógico da Rede 9

2. MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 9

4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 10

5. CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

Esse projeto visa a elaboração e implementação de uma Lan para a Cafeteria Essência do Sabor.

Fundada em 1993 na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, no bairro Bela Vista, no início contava apenas com uma unidade de negócio com 40m², atendendo a demanda de clientes que trabalhavam e residiam na região. Atualmente possui 19 unidades espalhadas pela região metropolitana de São Paulo.

A missão da cafeteria é: “Proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade, nossa missão transpassa os sentimentos despertados pelo café, e de transmitir a cada momento de degustação uma experiência empírica conectada ao relacionamento com a vida”.

A visão da cafeteria é: “Estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que nos tornaram referência em qualidade”.

Os valores da cafeteria são: amor, inovação, simplicidade e fé. Os fatores-chaves de sucesso da cafeteria são: qualidade, organização espaço, higiene, sabor e atendimento.

As unidades de negócio funcionam das 08h as 22h diariamente e contam com aproximadamente: 05 operadores de caixa, 10 atendentes e operadores de venda, 10 baristas/funcionários da cozinha, 05 funcionários dedicados aos serviços gerais, 01 gerente de vendas e 03 coordenadores de atendimento.

Os funcionários se revezam em turnos, de forma que existam sempre funcionários nos caixas, no atendimento/operação de vendas, nos serviços gerais e coordenando o atendimento.

Cada unidade dispõe de: 01 servidor de rede, 02 terminais de caixas interligados a rede de computadores, 02 computadores para coordenação de atendimento e gerência da loja interligados à rede de computadores, 02 computadores utilizados na área de baristas e funcionários da cozinha, 02 smart TVs interligada à internet e com acesso à TV por assinatura, 01 multifuncional interligada a rede; infraestrutura de rede em cabeamento estruturado para os terminais de caixas, computadores e multifuncional, smartphones para atendentes e operadores, ponto de acesso sem fio que disponibiliza acesso à internet para clientes.

Na matriz, além de existir uma estrutura mínima de unidade de negócios para vendas, está situada toda a administração da empresa, contando com áreas de recursos humanos e departamento pessoal, financeiro, criação TI, operação e administrativa.

Uma observação importante é que todas as unidades de negócios estão preparadas para atender pessoas com deficiência, com infraestrutura adequada para cadeirantes, funcionários que conhecem e praticam a linguagem brasileira de sinais e cardápios em braile.

2. FUNDAMENTOS DE REDES DE DADOS E COMUNICAÇÃO

2.1. Projeto Físico de Rede

Neste projeto utilizaremos uma rede ethernet com a topologia em estrela, conectados através de cabos UTP (Unshielded Twisted Pair – Par Traçado sem Blindagem) conectados a um switch principal e um switch secundário, além de uma rede wireless utilizando os padrões IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e IEEE 802.11n para as transmissões de dados sem fio, utilizando um Access Point (AP).

O cabo a ser utilizado será um cabo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com