TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invenções importantes

Por:   •  8/11/2015  •  Artigo  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

INVENÇÕES E DESCOBERTAS: MUDANÇAS NA SOCIEDADE[1]

ShG[2]

Resumo: Este artigo, por meio de uma revisão de literatura, procura mostrar a importância de algumas descobertas e invenções para os dias atuais. Para atingir esse objetivo, foram selecionados textos e pesquisas encontrados na internet. Finalmente, a invenção que mais chamou atenção foi a internet, pois sua contribuição para o avanço tecnológico foi muito importante, trazendo inovações na forma como estudamos, trabalhamos e realizamos atividades básicas do dia a dia.  

Palavras-chave: descobertas;  invenções;  importantes; revolução

1 Introdução

        O ser humano está sempre em busca de inventar ou descobrir algo que, de alguma maneira, ajude a facilitar sua vida. Desde os tempos primórdios, o homem descobriu e inventou coisas indispensáveis para os dias de hoje.

                O objetivo do presente trabalho é buscar defender a tese da importância de alguns inventos presentes no nosso cotidiano, destacando seus aspectos positivos junto de uma análise crítica.

                No trabalho de investigação foi feito uma busca de publicações em bases de dados eletrônicas sobre o sistema Android, os celulares, a internet, o raio X e o mecanismo de busca online Google. As fontes de pesquisa e busca foram sites específicos, reportagens, textos e artigos acadêmicos. Essas fontes são as que contêm mais precisamente o assunto.

                O presente artigo vai tratar sobre cinco invenções importantes nos dias atuais: Google, raio X, internet, sistema Android e os celulares.

2 Descobertas e invenções importantes para os dias atuais

2.1 Google

Um dos sites mais acessados do mundo foi fundado em 4 de setembro de 1998 por dois universitários de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, com o intuito de construir um mecanismo de busca online perfeito.

Hoje, o Google é o principal buscador da web, uma das principais empresas no mercado de TI e segue expandindo seus negócios, investindo no desenvolvimento da tecnologia e na evolução da internet. Os serviços mais representativos são a ferramenta de busca de mesmo nome, o site de hospedagem de vídeo “YouTube”, comprado pela companhia em 2006, e o serviço de e-mail apontado como um dos melhores do mundo segundo uma pesquisa realizada pelo site TecMundo (2009), o “Gmail”.

No começo da internet, não era fácil encontrar o que se procurava, mesmo ela sendo uma “janela” para o mundo, e o Google revolucionou isso. Segundo o site InternetInnovation (2013), o Google tem como missão “organizar as informações do mundo e torna-las mundialmente acessíveis e úteis”. A partir daí, já podemos perceber o tamanho da sua importância para a internet. Acredito que os principais pontos positivos do Google que se se destacam e deixam seus “clientes” satisfeitos são: os bons resultados quando se faz uma pesquisa, reúne os demais serviços no mesmo espaço, tem várias opções de busca, é ágil e prático, e o mais importante, possui qualidade. Muitas pessoas o usam diariamente para pesquisar, consultar mapas, ler e enviar e-mails, entre outras funções. Hoje, é praticamente impossível navegar na internet sem usar um de seus serviços.

Essa empresa que por muitos é conhecida apenas como um “site de pesquisas”, tem o poder de identificar nossos hábitos e nossas vontades, dar conselhos e ajudar a solucionar problemas do dia a dia, criar relacionamentos com pessoas do outro lado do mundo, e diversos outros serviços que para serem utilizados é necessário apenas a criação de uma conta (Gmail), sem custo algum. Como já foi citado, existem muitos outros serviços para diversos propósitos. Cabe ao usuário decidir quais são interessantes e úteis para a sua vida pessoal ou profissional.

2.2 Raio X

O raio X foi descoberto em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) e é considerado um marco na história da ciência. Sua principal característica é poder penetrar diversos materiais. É muito utilizado em radiografias na medicina para ajudar os médicos a diagnosticar e tratar doenças.

        Embora muitas pessoas conheçam apenas sua utilização medicinal, ele também está presente na indústria, como  a irradiação de alimentos por raios x para prolongar o período de conservação e no controle de qualidade de peças e materiais, na engenharia para analisar diversas estruturas, e até mesmo nos sistemas de segurança dos aeroportos. Hoje, também está sendo usado na área da pintura, para analisar e estudar telas antigas, e até conseguir identificar se as obras são falsas ou verdadeiras.  Na ciência, Kakuno (2015) afirma que

O raio x também auxilia a entender como os átomos e moléculas estão ligados, o que tem ajudado muito o desenvolvimento dos dispositivos eletrônicos, aplicados amplamente em computadores e nos mais variados aparelhos eletrônicos.

Para Pacievitch (2015) os benefícios dos raios X na medicina são

[...] normalmente não têm efeitos secundários; após a exposição a este tipo de radiação ela não fica no organismo; rápida avaliação e visualização de ossos fraturados e problemas nas articulações; grande utilidade em casos de emergência; o aparelho é relativamente barato se comparado, por exemplo, a um de ressonância magnética. 

Podemos perceber que além de sua extrema importância na medicina, o raio X também está presente em inúmeras situações bastante úteis para a humanidade. Segundo Ferreira (2015), “a importância e a tecnologia do raio X vão muito além daquela simples radiografia…”.

2.3 Internet

Em 1969 nasceu uma das grandes invenções do homem no último século. Seu principal objetivo no início estava longe de ser o que ela representa para nós hoje. Surgiu em meio a Guerra Fria, com os militares dos Estados Unidos, e tinha a intenção de ajudar e proteger o país na guerra mantendo as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios mais comuns de telecomunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com