TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kurose Questões Capitulo

Por:   •  19/5/2019  •  Monografia  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  2.604 Visualizações

Página 1 de 10

Questões de revisão do Capítulo 5

SEÇÕES 5.1–5.2

R1. Considere a analogia de transporte na Seção 5.1.1. Se o passageiro é comparado com o datagrama, o que é comparado com o quadro da camada de enlace?

Resposta: Levando em consideração que o cliente é como um datagrama e que um quadro é um campo no qual os datagramas são empacotados para serem transportados, logo os quadros na analogia são comparados à limusine ao avião e ao trem pois são neles que o passageiro(datagrama) é “empacotado” e transmitido de um nó a outro.

R2. Se todos os enlaces da Internet fornecessem serviço de entrega confiável, o serviço de entrega confiável do TCP seria redundante? Justifique sua resposta.

Resposta: Não, pois Quando um protocolo da camada de enlace fornece serviço confiável de entrega, ele garante que vai transportar sem erro cada datagrama da camada de rede pelo enlace. Contudo, a entrega confiável da camada de enlace pode ser considerada uma sobrecarga desnecessária para enlaces de baixa taxa de erros, incluindo enlaces de fibra, enlaces coaxiais e muitos enlaces de pares de fios trançados de cobre. Além disso O TCP ainda seria necessário para garantir que o recebimento inal na aplicação tenha o fluxo de bytes na ordem correta e nem um “0” seja trocado por “1”.

R3. Quais alguns possíveis serviços um protocolo da camada de enlace pode oferecer à camada de rede? Quais dos serviços da camada de enlace têm correspondentes no IP? E no TCP?

Resposta: A camada de enlace pode oferecer os seguintes serviços:

Enquadramento de Dados;

Acesso ao Enlace;

Entrega confiável;

Detecção de erros;

Correção de erros;

Os serviços que têm correspondentes no IP são: Enquadramento de dados e acesso ao enlace.

Os serviços que têm correspondentes no TCP são: Entrega confiável, detecção de erros, correção de erros.

SEÇÃO 5.3

R4. Suponha que dois nós comecem a transmitir ao mesmo tempo um pacote de comprimento L por um canal broadcast de velocidade R. Denote o atraso de propagação entre os dois nós como d prop . Haverá uma colisão se d prop < L/R? Por quê?

Resposta: Sim, haverá uma colisão, pois enquanto um nó ainda estiver transmitindo seu pacote,começará a receber o pacote vindo do outro nó, uma vez que o atraso propagação entre os nós (dprop) é menor do que o tempo exigido para transmissão do pacote, que é L/R. Ou seja, um nó ainda não liberou o canal do envio do seu pacote e já começa a receber os dados que estão chegando do outro nó, pois dprop<L/R.

R5. Na Seção 5.3, relacionamos quatro características desejáveis de um canal de difusão. O slotted ALOHA tem quais dessas características? E o protocolo de passagem de permissão, tem quais dessas características?

Resposta: O slotted ALOHA tem as seguintes características dentre as quatro citadas:

Quando apenas um nó tem dados para enviar esse nó tem vazão de R/bits e é transmitido na taxa máxima do canal.

O protocolo é descentralizado;

Protocolo é simples;

Já a permissão de passagem tem as seguintes características:

Quando apenas um nó tem dados para enviar esse nó tem vazão de R/bits;

Quando M nós tem dados para transmitir, a vazão do canal é de M/R bits;

É descentralizado;

Simples e barato.

R6. No CSMA/CD, depois da quinta colisão, qual é a probabilidade de um nó escolher K = 4? O resultado K = 4 corresponde a um atraso de quantos segundos em uma Ethernet de 10 Mbits/s?

Resposta: Depois da quinta colisão assumimos n = 5 e K = 4 sendo que K É escolhido aleatoriamente de {0,1,2,3…..2n-1} então o nó escolherá 1 entre 32 opções logo a probabilidade é 1/32 =0.03125. Em relação ao tempo de atraso

em segundos, temos: K*(512/10000)*0,01;

4 (que corresponde a k)*0,512 (que é o tempo em segundos que 512 bit é transmitido em uma Ethernet de 10000 bit/segundo)*0,1 (que é a taxa de tempo de Bit para 10Mbit/s) = 0,2048 segundos (204,8 milissegundos).

R7. Descreva os protocolos de polling e de passagem de permissão usando a analogia com as interações ocorridas em um coquetel.

Resposta: O protocolo polling elege um nó mestre que dirá aos outros nós quando eles podem transmitir quadros e o número máximo de quadros que ele pode transmitir Comparando com as interações que ocorrem em um coquetel o polling seria um tipo de mestre de cerimônias que diria aos convidados a hora de falar e o tempo que eles teriam.

Já no protocolo de passagem de permissão há um quadro de finalidade especial chamado de permissão e o nó que estiver com ele pode passar para qualquer outro nó, em uma situação como o coquetel os convidados seriam os nós que seguindo este protocolo falaria por tempo limitado e só quando a palavra(permissão) lhe for dada.

R8. Por que o protocolo de passagem de permissão seria ineficiente se uma LAN tivesse um perímetro muito grande?

Resposta: “A passagem de permissão é descentralizada e tem uma alta eficiência. Mas também tem seus problemas. Por exemplo, a falha de um nó pode derrubar o canal inteiro. Ou, se um nó acidentalmente se descuida e não libera a permissão, então é preciso chamar algum procedimento de recuperação para recolocar a permissão em circulação. Durante muitos anos, foram desenvolvidos muitos protocolos de passagem de permissão, e cada um deles teve de enfrentar esses e outros assuntos delicados, incluindo o protocolo FDDI (Fiber Distributed Data Interface) e o protocolo token ring IEEE 802.5” Sabendo que, em um canal de perímetro grande há maior probabilidade de falha, pois haverá mais nós que podem cair em erros. Além de consumir maior tempo, pois só recebe a permissão quando for liberada, em um caso de uma LAN com perímetro menor esse protocolo é mais viável, já que o nó 1 está mais próximo de N, já no caso descrito na questão o nó 1 está distante de N, assim demorando mais para o ciclo se completar e a permissão chegar até o nó 1 novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com