TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio sql

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade de Brasília

Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Ciência da Computação

Disciplina: Banco de Dados

Exercício de SQL 1

Objetivos:

  • Conhecer os SGBDs livre mySQL e PostgreSQL
  • Criar um banco de dados
  • Utilizar comandos SQL de DML e DDL

Problema especificado: Banco de Dados de uma Locadora

Uma pequena locadora de vídeo possui cerca de 2.000 fitas de vídeos, cujo o  empréstimo deve ser controlado. Cada fita possui um número. Para cada filme, é necessário saber seu título e sua categoria (comédia, drama, aventura, ....). Cada filme recebe um identificador próprio. Para cada fita é controlado que filme ela contém. Para cada filme há pelo menos uma fita, e cada fita contém somente um filme.Um filme pode estar em mais de uma fita.

Os clientes podem desejar encontrar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, é necessário manter a informação dos atores que estrelam cada filme. Nem todos os filmes possuem estrelas. Para cada ator os clientes às vezes desejam saber o nome real, bem como a data de nascimento.

A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar fitas. Para cada cliente é necessário saber seu nome, seu telefone e seu endereço. Além disso, cada cliente recebe um número de associado.

Atividade Prática

As atividades a seguir especificadas devem ser enviadas pelo ambiente aprender e apresentado em sala de aula na terça 13/10.

  1. Gere o Script de criação do Banco de dados.
  2. Insira 5 registros em cada tabela do banco de dados. Também enviar o script com os comandos INSERTs utilizados para popular o banco de dados.
  3. Utilize o comando SELECT para acessar os dados inseridos no banco de dados. Crie uma lista com 5 perguntas, com o comando SQL e com os dados de resposta do SQL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com