TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Redes de Computadores

Por:   •  6/12/2018  •  Exam  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 7

Redes I[pic 1]

Lista de exercícios 1

  1. Por que são utilizadas camadas em arquiteturas de redes de computadores e quais os benefícios que a sua utilização traz?

        R.: Para reduzir a complexidade do projeto de rede, onde cada camada terá funções diferentes umas das outras com objetivo de isolar os detalhes de implementação real de seus recursos, e oferecer determinados serviços à camada superior. Os principais benefícios são: encapsulamento de dados; isolamento (ao fornecer serviços aos usuários, atualização, manutenção); estabelecer diferentes regras dependendo dos protocolos implementados em cada camada;

  1. Por que a Internet se embasou mais no modelo TCP/IP e não no modelo OSI?

        R.: O modelo OSI não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser usados, apenas informa o que cada camada deve fazer (não é uma arquitetura de rede, propriamente dito). Apesar de ser bastante utilizado, o modelo OSI possui protocolos deixados de lado. Após a criação das redes de rádio e satélite, os protocolos existentes começaram a ter problemas de interligação com elas, o que forçou a criação de uma nova arquitetura de referência. O modelo TCP/IP tornou possível a conexão de várias redes de maneira uniforme graças aos dois principais protocolos. Desta forma as conexões permaneciam intactas enquanto as máquinas de origem e destino estivessem funcionando, mesmo que algumas máquinas ou linhas de transmissão intermediárias deixassem de operar repentinamente.

  1. Cite 2 serviços que utilizam a técnica de broadcast e 2 serviços que utilizam a multicast, presente em redes.

                R.:         Broadcast

                        - Conexão de rede sem fio, onde a comunicação é compartilhada por uma região de cobertura;

                        - Estabelecimento da conexão de um host com o switch para aquisição de ip local;

                        Multicast

                        - Mensagem enviada a um grupo de usuários na mesma página de bate papo;

                        - Jogos multiplayer online;

  1. O serviço de banda larga 3G/4G está disponível em João Monlevade? Qual o valor aproximado? Quais outras operadoras oferecem acesso à Internet? Quais tipo de tecnologia e meios físicos são empregados?

        R.: Sim. Excluindo promoções e bônus oferecidos sobre a recarga de telefonia pré-pago, o valor entre as operadoras (ref.: oi, tim, vivo, claro) é de aproximadamente R$10,99 – R$14,99 por GB de tráfego, podendo o valor ser variado de acordo com a franquia contratada. Outros provedores de serviços em João Monlevade são: valenet, internet super, wiband. São empregados tecnologia de suporte da banda larga via rádio, satélite e fibra óptica.

  1. Aponte alguns meios físicos utilizados para instalar uma rede Ethernet. Qual é mais barato e qual é o mais rápido?

R.: A conexão IEEE 802.3 pode ser feita através do uso de APs (access point: hub, roteador switch) e cabos de cobra ou fibra. Para instalação de baixo custo são recomendados o uso de hubs e cabos par trançado, no entanto esta conexão é limitada às aplicações simples de uma rede com baixa latência de dados. Para conexões a longas distâncias com isolamento de tráfego entre portas e operações de alta latência é recomendado o uso de switches e cabos fibra óptica, sendo estes os mais rápidos. No entanto a percepção de velocidade depende das condições de uso da rede, por exemplo: Conexões de curta distância (até 100 metros) não sofrerá alteração significativa de velocidade com uso de fibra óptica.

  1. Como funciona o esquema de controle de acesso ao meio empregado nas redes Ethernet e Wi-Fi?

        R.: Utiliza-se protocolos na subcamada da camada de enlace chamada MAC (médium access control) para controlar a concorrência de acesso múltiplo em um canal compartilhado entre vários computadores.

  1. Explique, em suas próprias palavras, o significado de cada uma das seguintes questões de projeto associadas ao desenvolvimento do modelo em camadas:
  1. Estabelecimento de conexões

        R.: Compartilhamento de parâmetros entre dois pontos a fim de realizar emissão e recepção de informações ou recursos entre as partes.

  1. Controle de Fluxo

                R.: Não permitir que um emissor envie quantidade excessiva de dados na rede para um receptor mais lento (que não suporta a quantidade de dados enviados), controlando o fluxo de dados.

  1. Comunicação fim-a-fim

                R.: Efetiva troca de informações através dos serviços de conexão, por exemplo: a comunicação estabelecida entre duas aplicações.

  1. Enlace

                R.: Ligação física entre dos dados transmitidos pela rede e a camada física da conexão, realizando o controle de fluxo de dados, detecção de erros e algumas correções.

  1. Datagrama, Segmento e Quadro

                R.: Unidade de medida dos conjuntos de bits transmitidos pelas camadas de transporte (tcp e udp) e enlace (quadro ethernet).

  1. Veja as alternativas apresentadas a seguir e diga qual delas pode ser um serviço com confirmação, um serviço sem confirmação ou ambos. CC = Com Confirmação; SC = Sem Confirmação // CcSc = ambos:
  1. Download de um arquivo anexado no e-mail; R.: CC
  2. Ouvir rádio pela Internet; R.: SC
  3. Protocolos utilizados para gerenciamento de uma rede; R.: CC
  4. Assistir um filme no Netflix; R.: CcSc
  5. Chamada de voz pelo WhatsApp; R.: SC
  6. Envio de mensagens pelo Facebook; R.: CC
  7. Assistir uma transmissão ao vivo no YouTube; R.: SC
  8. Programas para acesso remoto como o LogMeIn, TeamViewer ou Microsoft Remote Desktop; R.: CC
  1. Sobre os meios de transmissão guiados, responda:
  1. Sabe-se que uma das vantagens da fibra é a sua imunidade a ruídos e interferências eletromagnéticas. Todavia, ela não está imune a atenuação e perdas no sinal. Quais são as causas das perdas na fibra óptica? Elas são utilizadas normalmente em qual situação nas LANs e WLANs?

        R.: A atenuação da luz depende do comprimento de onda da luz, bem como de algumas propriedades físicas do vidro. Ela é definida como a razão da potência do sinal de entrada e saída. A luz visível tem comprimentos de onda que variam de 0,4 a 0,7 mícron (1 mícron = 10-6 metros). A banda de 0,85 mícron tem maior atenuação, por isso é utilizada para curtas distâncias. Já as bandas de 1,3 e 1,55 mícron tem perda inferior a 5% por km. Junções mecânicas de duas extremidades resultam em uma perda de 10% da luz. A fundição de fibra de modo a formar uma conexão sólida é quase tão boa quanto uma fibra sem emendas, ainda assim existe uma pequena perda. Nas LANs e WLANs, devido a curta distância comum em alguns casos, o uso de fibra óptica não é muito utilizado. No entanto a fibra possui a vantagem de ser imune às interferências provocadas por ondas eletromagnéticas e por esse motivo a fibra é utilizada onde o cabeamento passa pelo mesmo caminho onde existem fios de tensão elétrica, quando são expostos diretamente ao ambiente externo ou quando se faz necessário alcançar distâncias superiores a 100 metros (limite comum entre os cabos UTP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com