TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios de Vetores

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 5

Lista de Exercícios Vetores

  1. Escreva um algoritmo que permita a leitura dos nomes de 10 pessoas e armazene os nomes lidos em um vetor. Após isto, o algoritmo deve permitir a leitura de mais 1 nome qualquer de pessoa e depois escrever a mensagem ACHEI, se o nome estiver entre os 10 nomes lidos anteriormente (guardados no vetor), ou NÃO ACHEI caso contrário.
  2. Escreva um algoritmo que permita a leitura das notas de uma turma de 20 alunos. Calcular a média da turma e contar quantos alunos obtiveram nota acima desta média calculada. Escrever a média da turma e o resultado da contagem.
  3. Ler um vetor Q de 20 posições (aceitar somente números positivos). Escrever a seguir o valor do maior elemento de Q e a respectiva posição que ele ocupa no vetor.
  4. O mesmo exercício anterior, mas agora deve escrever o menor elemento do vetor e a respectiva posição dele nesse vetor.
  5. Ler um vetor A de 10 números. Após, ler mais um número e guardar em uma variável X. Armazenar em um vetor M o resultado de cada elemento de A multiplicado pelo valor X. Logo após, imprimir o vetor M.

  1. Faça um algoritmo para ler 20 números e armazenar em um vetor. Após a leitura total dos 20 números, o algoritmo deve escrever esses 20 números lidos na ordem inversa.
  2. Faça um algoritmo para ler um valor N qualquer (que será o tamanho dos vetores). Após, ler dois vetores A e B (de tamanho N cada um) e depois armazenar em um terceiro vetorSoma a soma dos elementos do vetor A com os do vetor B (respeitando as mesmas posições) e escrever o vetor Soma.
  3. Faça um algoritmo para ler e armazenar em um vetor a temperatura média de todos os dias do ano. Calcular e escrever:
  1. Menor temperatura do ano
  2. Maior temperatura do ano
  3. Temperatura média anual
  4. O número de dias no ano em que a temperatura foi inferior a média anual
  1. Faça um algoritmo para ler 10 números e armazenar em um vetor. Após isto, o algoritmo deve ordenar os números no vetor em ordem crescente. Escrever o vetor ordenado.
  2. O mesmo exercício anterior, mas depois de ordenar os elementos do vetor em ordem crescente, deve ser lido mais um número qualquer e inserir esse novo número na posição correta, ou seja, mantendo a ordem crescente do vetor.
  3. Faça um algoritmo para ler um vetor de 20 números. Após isto, deverá ser lido mais um número qualquer e verificar se esse número existe no vetor ou não. Se existir, o algoritmo deve gerar um novo vetor sem esse número. (Considere que não haverá números repetidos no vetor).
  4. Faça um algoritmo para ler dois vetores V1 e V2 de 15 números cada. Calcular e escrever a quantidade de vezes que V1 e V2 possuem os mesmos números e nas mesmas posições.
  5. Faça um algoritmo para ler um vetor de 30 números. Após isto, ler mais um número qualquer, calcular e escrever quantas vezes esse número aparece no vetor.
  6. Faça um algoritmo para ler 50 números e armazenar em um vetor VET, verificar e escrever se existem números repetidos no vetor VET e em que posições se encontram.
  7. Faça um algoritmo que copie o conteúdo de um vetor em um segundo vetor.
  8. Faça um algoritmo que some o conteúdo de dois vetores e armazene o resultado em um terceiro vetor.
  9. Faça um algoritmo que faça a união de dois vetores de mesmo tamanho e mesmo tipo em um terceiro vetor com dobro do tamanho.
  10. Escrever um algoritmo que lê um vetor N(20) e o escreve. Troque, a seguir, o 1º elemento com o último, o 2º com o penúltimo etc. até o 10º com o 11º e escreva o vetor N assim modificado.
  11. Escrever um algoritmo que lê um vetor G(13) que é o gabarito de um teste de loteria esportiva, contendo os valores 1 (coluna 1), 2 (coluna 2) e 3 (coluna do meio). Ler, a seguir, para cada apostador, o número de seu cartão e um vetor Resposta R (13). Verificar para cada apostador o número de acertos e escrever o número do apostador e seu número de acertos. Se tiver 13 acertos, acrescentar a mensagem: "GANHADOR, PARABENS".
  12. Faça um algoritmo para somar duas matrizes.
  13. Faça um algoritmo que leia uma matriz mat 2 x 3 e imprima na tela a soma de todos os elementos da matriz mat.
  14. Faça um algoritmo que leia uma matriz mat 4 x 4, e imprima na tela a soma dos elementos abaixo da diagonal principal da matriz mat.
  15. Escreva um algoritmo que lê uma matriz M(5,5) e calcule as somas:
  1. da linha 4 de M;
  2. da coluna 2 de M;
  3. da diagonal principal;
  4. da diagonal secundária;
  5. de todos os elementos da matriz;
  1. Escreva um algoritmo que possua um módulo de busca binária para um número inteiro n em um vetor com 100 inteiros ordenados de forma decrescente.
  2. Escreva um algoritmo que lê 100 números reais e informa qual é o segundo maior deles.
  3. Escreva um algoritmo com um módulo que informe a quantidade de números repetidos que existem em um vetor com 100 números inteiros ordenados de forma não decrescente.  Assuma que um mesmo inteiro não aparece três ou mais vezes no vetor.
  4. Resolva a questão anterior informando o número de inteiros repetidos DIFERENTES no vetor ASSUMINDO que podem haver três ou mais inteiros iguais no vetor.
  5. Some os números repetidos de um vetor com 100 inteiros. Como exemplo, o trecho do vetor {2,2,2,3, ...} deve dar como resposta 6.
  6. Dados três vetores A, B e C com 50 números reais ordenados (de forma não decrescente), faça um módulo que constrói um quarto vetor D ordenado com esses 150 números reais.
  7. Um programa de computador insere as notas de 41 alunos em um vetor de números reais. Faça um módulo que indique para o professor dessa disciplina qual é a nota mediana da turma. A nota mediana é a nota de um aluno que possui 20 notas menores ou iguais a ela e mais 20 notas menores ou iguais a ela.
  8. Um robô deve soldar n pontos de uma placa eletrônica. Para isso, ele percorre um ciclo soldando 2n pontos. Por exemplo, para n=3, um ciclo de solda possível (sempre com tamanho 2n) poderia ser {2, 1, 2, 3, 1, 2}. Note que nesse exemplo a quarta solda já cobre os três pontos de solda {2, 1, 2, 3}. Os programadores do robô sabem estipular qual será o ciclo de solda que o robô vai seguir, mas querem sua ajuda para responder se o referido ciclo atinge ou não todos os n pontos de solda e, se atinge, qual é o número de soldas necessários no ciclo para atingir todos os n pontos de solda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com